Tempo
|
A+ / A-

Papa e os presos políticos em Cuba. Amnistia é um trabalho para a Igreja no terreno

22 set, 2015 - 21:01 • Aura Miguel, enviada a Cuba e aos EUA

Francisco não fugiu aos temas mais polémicos numa conversa com jornalistas durante o voo entre Cuba e os Estados Unidos.

A+ / A-
Papa e os presos políticos em Cuba. Amnistia é um trabalho para a Igreja no terreno
Papa e os presos políticos em Cuba. Amnistia é um trabalho para a Igreja no terreno

A bordo do avião papal, numa breve conferência de imprensa, o Papa falou do embargo dos Estados Unidos a Cuba e abordou a questão dos dissidentes cubanos. A amnistia dos presos políticos é um trabalho para a Igreja Católica no terreno, disse Francisco.

O Papa afirmou que a questão do embargo faz parte das negociações entre Cuba e os Estados Unidos.

É um problema de conhecimento público, faz parte evolução das relações entre os dois países e, por isso, não se referiu ao embargo durante a visita a Cuba, apesar de ser conhecida a posição da Igreja. Francisco não revelou se vai abordar o tema quando discursar no Congresso norte-americano.

A questão dos dissidentes cubanos foi outro tema em destaque nesta conversa com os jornalistas entre Cuba e os Estados Unidos.

O Papa disse não ter conhecimento de detenções durante a sua passagem por Cuba. Explicou que, apesar de não ter reunido com dissidentes políticos, mostrou disponibilidade para os saudar e acolher na catedral de Havana, mas nenhum deles se identificou.

Sobre os pedidos de amnistia para os presos, Francisco disse que isso, sim, é um trabalho para a Igreja Católica no terreno.


Papa espera que EUA e Cuba cheguem a acordo sobre embargo
Papa espera que EUA e Cuba cheguem a acordo sobre embargo

O encontro com o líder histórico da revolução cubana, Fidel Castro, foi outro dos temas abordados na conferência de imprensa a bordo do avião papal.

Francisco revelou que falaram de histórias do passado, de jesuítas conhecidos e da última encíclica papal dedicada ao ambiente. Foi um encontro, sobretudo, informal e muito espontâneo, contou o Papa.

Questionado sobre a ideia de alguns sectores de que é um “Papa comunista”, Francisco sorriu e disse estar certo de não ter dito nada além da Doutrina Social da Igreja e que é ele quem segue a Igreja.

A doutrina de Francisco é a Doutrina Social da Igreja e isso reflecte-se na última encíclica, sublinhou.

Depois disse, em tom jocoso, que se for preciso recitar o credo, está disposto a fazê-lo.

O Papa chegou aos Estados Unidos pelas 21h00 (Hora de Lisboa) e foi recebido na base aérea de Andrews, no Maryland, pelo Presidente norte-americano, Barack Obama.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuela Silva
    22 set, 2015 Lisboa 22:24
    Entre o Lobo e o Cordeiro, são os dois criaturas de Deus, que o Papa Francisco não faz diferença! A presença dele faz a Paz! isso basta... "A PAZ"

Destaques V+