Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Igreja preocupada com violência na escola e na família

20 set, 2015 - 10:55 • Ângela Roque

D. António Moiteiro Ramos, bispo de Aveiro e membro da Comissão Episcopal de Educação Cristã e Doutrina da Fé, antecipa a Semana Nacional da Educação Cristã.

A+ / A-

Há “crescentes sinais de violência” na escola e nas famílias a que é preciso estar cada vez mais atento. A referência surge numa nota pastoral emitida para a Semana Nacional da Educação Cristã, que começa este domingo.

É um alerta para pais e educadores, que o bispo D. António Moiteiro Ramos considera fundamental fazer nesta altura. “Nós damos conta como as famílias e a própria escola têm sido alvo de dificuldades, violência doméstica, violência entre alunos e professores. Tudo isso é fruto de uma mentalidade. Quando não se cultiva um ambiente de fraternidade, de misericórdia, de perdão e de amor, estas dimensões do relacionamento humano vêm ao de cima.”

“Isto é, quando não há valores, e para nós valores alicerçados no Evangelho, as pessoas podem cair facilmente em violência, opressão e injustiça. E é para isso que nós queremos alertar, sobretudo no campo da família e no campo da educação.”

O bispo de Aveiro, que integra a Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, explica ainda que esta nota pastoral sublinha o papel da escola católica e de como educar os mais novos na fé e nos valores cristãos pode fazer a diferença.

“A diferença que existe entre a escola pública e a escola católica é que a escola pública faz educação para os valores, e a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) para os valores católicos. A escola católica tem de proporcionar um ambiente educativo onde a fé esteja presente, o que não acontece na escola pública. Celebrações da fé, reflexão cristã e catequese têm aqui lugar no sentido de se fazer toda uma educação católica para os alunos”, diz.

A experiência como bispo de Aveiro leva-o a garantir que há cada vez mais famílias a valorizar a educação para os valores, seja na catequese seja na escola, com a disciplina de EMRC: “Podem os pais muitas vezes não ter uma fé explícita, mas reconhecem que os valores do Evangelho, até apenas do ponto de vista humano, são importantes para a felicidade dos seus filhos. Quando falamos da verdade, da justiça, do valor do trabalho, da amizade, são valores humanos mas que para quem é cristão têm uma dimensão diferente”.

“Os pais que foram educados na fé cristã, e que alguns até deixaram de praticar, reconhecem na catequese, nas aulas de educação moral, nos escuteiros, reconhecem que são espaços para a educação dos valores e isto é importante”, insiste D. António Moiteiro Ramos.

“Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia”, é o título desta nota pastoral, já em linha, com o Jubileu convocado pelo Papa Francisco.

No âmbito desta Semana Nacional da Educação Cristã, que vai decorrer até ao próximo domingo, vão realizar-se em Fátima as Jornadas Nacionais de Catequistas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+