Tempo
|
A+ / A-

D. Manuel Clemente: “As palavras, gestos e atitudes de Francisco são uma contínua provocação”

07 set, 2015 - 12:54 • Aura Miguel, no Vaticano

Bispos portugueses foram recebidos esta segunda-feira pelo Papa durante a visita “ad limina” em Roma.

A+ / A-
O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, disse ao Papa que "as palavras, gestos e atitudes de Francisco são uma contínua provocação para os bispos e também para os católicos de Portugal".

Os bispos portugueses foram recebidos esta segunda-feira pelo Papa Francisco durante a visita "ad limina" em Roma. Os bispos foram levar o retrato das suas dioceses.

Depois das reuniões por grupos de províncias eclesiásticas, houve um encontro conjunto que contou com a presença do cardeal patriarca de Lisboa, na qualidade de presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.

D. Manuel Clemente disse ao Papa que as suas acções são "um estímulo para apostar mais na evangelização de todos os portugueses, cada vez mais presentes no mundo, e também perante as grandes dificuldades que atravessam".

O patriarca recordou ainda a anterior visita "ad limina" dos bispos portugueses, então com o Papa Bento XVI. A partir daí, os bispos "investiram numa autêntica iniciação cristã e também numa reflexão entre todas as dioceses sobre a pastoral do país".

"O magistério de Francisco", disse D. Manuel Clemente, "é agora um novo apelo para a conversão missionária de todos, bispos e comunidade eclesial".

As palavras de Francisco vão ser distribuídas por escrito num discurso entregue em mão, como é habitual nas visitas "ad limina".
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+