Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cinco frases do Papa Francisco aos bispos portugueses

07 set, 2015 - 12:45

O Papa elogiou a "serena" Igreja portuguesa e mostrou-se preocupado com a "debandada da juventude".

A+ / A-
Os bispos portugueses reuniram-se esta segunda-feira com o Papa, em Roma, no âmbito da tradicional visita "ad limina" que inclui encontros com responsáveis de congregações e conselhos pontifícios.

O Papa elogiou a "serena" Igreja portuguesa e mostrou-se preocupado com a "debandada da juventude".

A Renascença selecciona cinco frases que o Papa disse aos bispos portugueses.

- "Vejo com esperança crescer a sinodalidade como opção de vida pastoral nas vossas igrejas particulares."

- "A Igreja que vive em Portugal é uma Igreja serena, guiada pelo bom senso, escutada pela maioria da população e pelas instituições nacionais, embora nem sempre seja seguida a sua voz."

- "Exorto-vos a prosseguir no caminho de uma constante e metódica evangelização, bem convictos de que uma formação autenticamente cristã da consciência é de extrema e indispensável ajuda também para o amadurecimento social e para o verdadeiro equilíbrio do bem-estar de Portugal."

- "Não pode deixar de nos preocupar a todos a debandada da juventude (…) Perguntemo-nos: a juventude deixa, porque assim o decide? Decida assim porque não lhe interessa a oferta recebida? Não lhe interessa a oferta porque não dá resposta às questões e interrogativos que hoje a inquietam?"

- "Precisamos de conferir dimensão vocacional a um percurso catequético global que possa cobrir as várias idades do ser humano, de modo que todas elas sejam uma resposta ao Deus que chama."
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+