Tempo
|
A+ / A-

Bispos congratulam-se pela anunciada visita do Papa a Fátima

12 mai, 2015 - 16:29 • Paula Costa Dias

A Conferência Episcopal expressou também a sua solidariedade com as famílias dos peregrinos que foram atropelados a caminho de Fátima este mês.

A+ / A-
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) congratulou-se, esta terça-feira, com a intenção do Papa Francisco de vir a Fátima em 2017.

"[Queremos] manifestar a congratulação da Conferência Episcopal, por haver uma afirmação mais explícita do Papa Francisco na audiência que teve com António Marto, o bispo de Leiria-Fátima e também vice-presidente da CEP", explicou o porta-voz padre Manuel Barbosa, no final da reunião do conselho permanente deste organismo da Igreja Católica.

“Ele disse explicitamente que viria, só se não tiver saúde nem vida. Esperemos que esteja bem para estar connosco nessa altura”, sublinhou.

O padre Manuel Barbosa adianta ainda que, embora a intenção do Papa seja vir às comemorações do centenário das aparições, é possível que se desloque também a outros locais como Lisboa e Porto, sendo ainda no entanto cedo para se adiantar já que a questão também depende do Vaticano.

CEP lembra o brutal acidente
Nesta reunião, a CEP manifestou ainda solidariedade para com as famílias dos peregrinos que perderam a vida na estrada. “Queremos manifestar também a nossa comunhão orante com aqueles que faleceram num brutal acidente, a solidariedade para com as famílias e queremos aproveitar para louvar o papel do Santuário de Fátima pelos seus serviços, em coordenação com as autarquias, para melhorar os caminhos dos peregrinos para Fátima”.

O padre Manuel Barbosa manifestou também o desejo de que, no próximo ano, todos os caminhos para Fátima estejam já operacionais para que os peregrinos tenham mais alternativas às estradas com maior tráfego.

Um acidente, ocorrido dia 2 de Maio no IC2, em Cernache, provocou a morte de cinco peregrinos, dois dos quais escuteiros, após o automóvel se ter despistado à saída de uma curva e invadido a faixa contrária onde seguiam, a pé, cerca de 80 pessoas provenientes de Mortágua, no distrito de Viseu, com destino a Fátima.

O carro atropelou os peregrinos numa zona de bermas estreitas e onde o trânsito automóvel está reduzido a duas vias devido à criação de uma faixa de segurança para possibilitar a circulação de peregrinos.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+