Tempo
|
A+ / A-

Mensagem do Papa para o Dia das Comunicações apresentada aos jornalistas esta quarta-feira

06 mai, 2015 - 08:35

A+ / A-
A apresentação formal da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais está marcada para esta quarta-feira. O encontro com os jornalistas pretende ser um momento de reflexão sobre o tema central da mensagem, divulgada em Janeiro.

Em Ano de Sínodo da Família, é precisamente na família que a mensagem se centra. “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor” é o tema para a 48ª jornada das Comunicações Sociais, marcada para 17 de Maio.

A mensagem pretende reflectir sobre a família “neste quadro de uma escola de comunicação, onde se aprende a comunicar, onde aprendemos a socializar e onde cada um pode ser igual a ele mesmo”, afirma o director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, cónego João Aguiar. Por isso, sublinha o também presidente do Conselho de Administração do Grupo Renascença Comunicação Multimédia, para a conferência de imprensa desta quarta-feira, foram convidados todos os jornalistas e “não apenas os que trabalham na comunicação social da Igreja”.

Na sua mensagem, o Santo Padre refere-se às vantagens e desvantagens das novas tecnologias de comunicação e destaca a importância de não nos deixarmos arrastar por elas. “Nesta época de grande paixão pelo digital, também é determinante aquilo que o Papa quer: que haja uma recuperação da palavra, da palavra e do corpo como mediação e como lugar de encontros uns com os outros”, lembra João Aguiar.

A família, diz o Papa, é o primeiro lugar onde aprendemos a comunicar. “Há vários elementos presentes neste diálogo que acontece na família: falamos uns com os outros, falamos uns dos outros, falamos dos outros, não no sentido da crítica, mas no sentido de os trazermos às nossas preocupações, e falamos com o outro, com Deus. E, para nós, crentes, introduzimos Deus no quadro da família, aquele com quem falamos e aquele de quem falamos é absolutamente importante para uma família que queira realmente apresentar-se a si própria como Igreja doméstica”, salienta o director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais

A comunicação é verdadeiramente a construção de proximidade com o outro, afirma o Papa Francisco. E é precisamente “nesta comunicação de proximidade que nós comunicamos com tudo aquilo que somos e com tudo aquilo que o outro vê em nós”, conclui o padre João Aguiar.

A conferência de imprensa desta tarde, que contará com as presenças do presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Pio Alves de Sousa, e do jornalista Paulo Nogueira, está marcada para as 16h00, na Livraria Paulinas Multimédia, em Lisboa.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+