Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há assistência religiosa nos hospitais, mas nem todos os doentes são informados

11 fev, 2015 - 06:52 • Ana Lisboa

No Dia Mundial do Doente, o coordenador nacional dos capelães hospitalares lembra que a assistência espiritual e religiosa é um direito dos pacientes.

A+ / A-

O coordenador nacional dos capelães hospitalares, padre Fernando Sampaio, diz que nem todos os doentes internados são informados de que existe a assistência religiosa nos hospitais.

Em declarações à Renascença, Fernando Sampaio diz que há mesmo casos em que se pode falar de má prática profissional: “Muitas vezes, há bloqueamentos das informações. Às vezes, são os doentes que pedem e as informações são bloqueadas. Os doentes perguntam e dizem que não. Graças a Deus, não são muitos os profissionais a fazer isso, mas ainda há quem faça e isso é má prática profissional. Porque a boa prática profissional tem em atenção o doente todo, na sua dimensão física, psicológica, espiritual e existencial.”

Para o coordenador nacional dos capelães hospitalares, o facto de uma pessoa estar internada num hospital, “não deve impedir a sua vivência religiosa" e é por isso que existe este serviço de assistência espiritual e religiosa, para que os doentes ou familiares o solicitem. O coordenador dos capelães hospitalares sublinha que “as pessoas não podem estar à espera, têm de pedir e têm de exigir, têm direito", sendo que, "para os cristãos, não é apenas um direito, mas também é um dever”.

Os capelães têm "também a obrigação de passar pelos doentes" e são muitos "os que se manifestam e dizem ‘ainda bem que veio, eu estava ansioso que passasse’”.

Os pedidos dos doentes são os mais variados: muitos querem só conversar, outros rezar, há quem peça para receber a comunhão e há, até ,quem se tenha casado e baptizado no hospital.

O Dia Mundial do Doente assinala-se esta quarta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+