Tempo
|
A+ / A-

Discurso de vitória

Marcelo: "Não há vencidos nestas eleições. Serei Presidente de todos os portugueses"

24 jan, 2016 - 22:11 • Ricardo Vieira

"O povo é quem mais ordena e foi o povo que me quis dar a honra de me eleger Presidente".

A+ / A-
Marcelo: "Não há vencidos nestas eleições. Serei Presidente de todos os portugueses"
Marcelo: "Não há vencidos nestas eleições. Serei Presidente de todos os portugueses"

Veja também:


Marcelo Rebelo de Sousa é o novo Presidente da República. Eleito à primeira volta, o candidato apoiado pelo PSD e pelo CDS afirma que nesta noite eleitoral “não há vencidos”. “Serei Presidente de todos os portugueses”, disse no seu discurso de vitória no átrio da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

“Quero saudar o povo português. O povo é quem mais ordena e foi o povo que me quis dar a honra de me eleger Presidente”, disse. “Serei Presidente de todos os portugueses porque a minha consciência e a Constituição assim o ditam.”

Marcelo promete ser “politicamente imparcial”, um “Presidente livre e isento cujo único compromisso que assume é defender todos os portugueses sem discriminações”.

“Todos me merecem o mesmo respeito. Todos fazem parte da pátria. Não há portugueses vencedores nem vencidos. Não há vencidos nestas eleições presidenciais”, declarou.

O Presidente eleito salientou que fez questão de se dirigir ao país a partir da Faculdade de Direito de Lisboa, motivando muitos aplausos. Trata-se de uma “casa da liberdade de pluralismo e abertura de espírito. Não foi uma opção política. Foi uma escolha de natureza afectiva.”

“Ao longo de 50 anos, primeiro como aluno e depois como professor, esta casa fez de mim muito daquilo que sou. Dos meus pais e da minha educação, trago valores de pluralismo, preocupação pelo país, apego ao serviço dos outros. “

“É natural que queira partilhar com todos a alegria desta eleição”, disse.

Marcelo aproveitou para agradecer a “todos os presidentes”. “Cada uma à sua maneira serviram o interesse nacional”, disse. “Não abdicarei de seguir o meu próprio estilo e convicções, mas respeito os antecessores na chefia do Estado”.

Numa intervenção emocionada e interrompida por muitas palmas e frases de apoio e incentivo, Marcelo Rebelo de Sousa olhou para o futuro e descreveu aquelas que serão as quatro marcas da sua Presidência: fomentar a unidade nacional, politicamente imparcial e empenhado e actuante em termos sociais, promover as convergências políticas e "refundar" cultura de compromisso e, por fim, "incentivar o frutuoso relacionamento entre órgãos de soberania e agentes políticos, económicos e sociais".

"É a hora de refazer Portugal. Viva Portugal!", declarou Marcelo Rebelo de Sousa a fechar o discurso de vitória.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fred
    25 jan, 2016 porto 11:25
    Este país só vai mudar com o rolar de muitas cabeças. Vivemos num país de saloios que só querem futebol e big brother. Sem militares ainda estavamos presos ao regime ditatorial e a revolução de abril nunca teria acontecido. O grande vencedor destas eleições foi o tino... que venha mais um ciclo... vamos ver quando é que a hipocrisia do povo virá ao de cima e quando novamente se queixar do presidente da republica da mesma maneira que fizeram aqueles que colocaram o monstro do bolo rei no poleiro e posteriormente se queixaram do mesmo...
  • pedro
    25 jan, 2016 maputo 11:05
    Escreva aqui o seu comentário...val
  • Aletras
    25 jan, 2016 Lx 07:50
    Pois,pois, blá blá blá blá blá blá blá...
  • JOSÉ MANUEL DA COSTA
    25 jan, 2016 COIMBRA 07:18
    AGUARDAR PARA VER. PIOR QUE O ANTERIOR É IMPOSSÍVEL, QUE NA MINHA OPINIÃO FOI O PIOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUE EU CONHECI. (AMÉRICO TOMAZ INCLUIDO)
  • mikas
    25 jan, 2016 aqui 02:22
    Em boa hora o professor foi eleito Presidente. Precisamos todos de politica com coração, inteligência e empatia, mesmo dos que não votaram em si. Força Portugal.
  • Rosalina
    25 jan, 2016 Corroios 01:16
    A vitória como se previa foi para o candidato da Comunicação Social, que nem precisou de grandes gastos de campanha. Só espero que saiba honrar melhor o cargo de Presidente do que o que lá está, pois nunca a imagem dum presidente foi tão abandalhada. Os Partidos que estejam caladinhos pois nenhum ganhou, quem ganhou foi o poder da Comunicação. Parabéns!
  • romeu farto
    25 jan, 2016 bico do cabo 01:12
    O cheiro a mofo tresanda. A vaidade, a mentira e a intriga sobrepuseram-se (venceram) aos nobres valores sociais dos portugueses. A "anta de Belém" desatou em gargalhadas despregadas (confirma-se o seu pensamento). Vamos ver onde isto vai parar! Ai de mim (de nós)!...
  • dascaldas@iol.pt
    25 jan, 2016 Caldas da Rainha 00:10
    Presidente de todos os portugueses? Salvo seja, será legitimamente presidente da República Portuguesa mas seguramente não é o meu presidente, enquanto português que sou!
  • Pedro
    24 jan, 2016 Lisboa 23:54
    Até comentadores de televisão já são presidentes da republica. Está tudo doido neste país.
  • António Carlos
    24 jan, 2016 SINTRA 23:35
    Possivelmente este ano já não aparece na "FESTA do AVANTE" não vá aparecer por lá algum camarada com alguma BENGALA

Destaques V+