Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CNE pede aos média que deixem de transmitir declarações de Portas

24 jan, 2016 - 16:33

Comissão Nacional de Eleições diz que declarações do líder do CDS podem dar a entender apoio a um candidato.

A+ / A-

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) entende que a comunicação social deve cessar a transmissão da parte final das afirmações de Paulo Portas porque estas podem ser entendidas como "declaração de apoio" a um dos candidatos à Presidência da República.

A CNE, em reunião plenária, considerou que as declarações do líder do CDS "podem ser entendidas como declaração de apoio a um dos candidatos".

"A Comissão Nacional de Eleições, tendo tomado conhecimento das declarações proferidas pelo senhor Dr. Paulo Portas aquando do exercício do direito de voto, entende que os órgãos de comunicação social devem cessar a transmissão da parte final das respectivas declarações na medida em que as mesmas podem ser entendidas como declaração de apoio a um dos candidatos", refere um comunicado da CNE.

João Almeida, porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, lembra, entretanto, à Renascença que sendo “susceptíveis de ser entendidas pelos cidadãos eleitores como uma manifestação de apoio ou um apelo – ainda que indirecto - a que se vote num determinado candidato", a CNE resolveu "transmitir aos órgãos de comunicação social que se abstenham de as reproduzir”.

O porta-voz da CNE acrescenta que “esse crime é cometido não só por quem apoia uma candidatura, mas por quem transmite ou divulgue esse apoio. Aquilo que é proibido não é alguém dizer ‘eu apoio o candidato A’, mas também é proibido divulgar declarações que apoiem o candidato A”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • SILVA
    24 jan, 2016 portugal 19:29
    LOL, ok. E a Catarina Martins a CNE n fala dela? "Vamos eleger a presidente" entre outras?.... Ora, sabemos q há duas candidatas, e Martins n apoia Maria Belém, está ou não implicito o apelo ao voto na marisa? Coerências à la tuga!
  • Paulo
    24 jan, 2016 vfxira 19:05
    Não deveria ser multado pela cnn?
  • É sempre o mesmo
    24 jan, 2016 Lis 17:23
    Este irrevogavel é um verdadeiro xico esperto. Claro que ele sabe que não será penalizado e se o fosse pode bem pagar até o maximo que está legalmente estipulado. É vergonhoso!

Destaques V+