Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marisa Matias quer continuar “ciclo de esperança"

10 jan, 2016 - 23:03

Candidata presidencial lembra que “precisamos de uma Presidente da República para os momentos difíceis”.

A+ / A-

A candidata presidencial Marisa Matias afirmou, no Funchal, que os portugueses vão decidir, nas eleições de 24 de Janeiro, se querem prosseguir a mudança de ciclo iniciada nas legislativas de Outubro ou "matá-la no berço".

"Este ciclo de esperança que vivemos foi iniciado pela vontade dos portugueses e das portuguesas que quiseram ir contra o ciclo de empobrecimento e de austeridade, por isso, nestas eleições, nós vamos decidir se queremos ter uma presidente a ajudar a esta mudança ou se vamos ter um presidente que quer matá-la no berço", disse, sublinhando que esta é a "questão essencial" das presidenciais.

Marisa Matias participou num almoço/comício que reuniu algumas centenas de apoiantes e simpatizantes e no qual esteve presente a coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, partido que apoia a sua candidatura.

A candidata presidencial recusou a ideia de que as eleições de 24 de Janeiro estejam ganhas à partida pelo candidato Marcelo Rebelo de Sousa, lembrando que o "povo soberano" é que vai decidir se quer um presidente ligado às elites económicas ou uma presidente que esteja do lado dos mais desfavorecidos.

"Nós precisamos de uma Presidente da República para os momentos difíceis, porque é nos momentos difíceis que conta a posição do Presidente da República", disse, realçando que "temos de ter uma Presidente da República que sabe de que lado está, se está do lado dos mais desfavorecidos, ou se está do lado das elites económicas que sempre foram protegidas".

Marisa Matias salientou, ainda, que os portugueses precisam de um Presidente da República que "não se esconda no silêncio", nem na "muralha do palácio" quando as pessoas mais precisaram, ficando indiferente à "saída de 500 mil pessoas em do país em quatro anos, as mesmas que jurou defender quando jurou defender a Constituição".

A candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda garantiu que, consigo na Presidência da República, Portugal será um país onde caberá toda a gente e não apenas os interesses económicos, considerando que "não podemos permitir que numa tarde haja três mil milhões de euros disponíveis para o Banif e em quatro anos não tivesse havido três mil milhões de euros para o Sistema Nacional de Saúde".

Marisa Matias, que escolheu iniciar a campanha eleitoral na Madeira por uma questão de "coesão nacional", assegurou que as suas decisões terão sempre em conta os mais desfavorecidos e afectados pela austeridade.

"Comigo, em cada decisão estará o peso e a responsabilidade de um milhão de desempregados neste país; em cada decisão estará o peso e a responsabilidade de tantos e tantas que têm um emprego precário; comigo em cada decisão estará o peso e a responsabilidade dos que têm vidas tão precárias a quem a dignidade não chega e não toca; comigo em cada decisão estará o peso e a responsabilidade de quem é obrigado a escolher no final do mês se compra os medicamentos ou se come uma refeição decente; comigo em cada decisão estará o peso e a responsabilidade das famílias separadas pela emigração forçada", realçou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    11 jan, 2016 Santarém 21:54
    Conversa de uma futura camareira ao serviço do futuro presidente da república!.
  • Anselmo
    11 jan, 2016 Guarda 09:11
    Marisa vai dar uma ajudinha aos teus amigos da Coreia do Norte, eles andam um pouco desnorteados.
  • rosinda
    11 jan, 2016 palmela 01:06
    esta afirmou no funchal se os portugueses querem prosseguir com a democracia ou querem "mata-la no berço" realmente matar no berço o crime maior!

Destaques V+