Tempo
|
A+ / A-

​Presidenciais

Marisa Matias: “Maior parte da austeridade é inconstitucional”

21 dez, 2015 - 23:45 • Raquel Abecasis

Em entrevista à Renascença, a candidata presidencial fala do Banif, do terrorismo, do que defende para Belém e elogia Jorge Sampaio, "o melhor Presidente da República que tivemos".

A+ / A-
Marisa Matias tem como exemplo Jorge Sampaio
Marisa Matias tem como exemplo Jorge Sampaio

A maior parte das medidas de austeridade viola a Constituição e o chefe de Estado não pode ficar de braços cruzados, afirma a candidata presidencial Marisa Matias em entrevista à Renascença.

Questionada sobre como lidaria com um Governo que lhe apresentasse medidas de austeridade, a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda promete defender os interesses da população e a Lei Fundamental do país.

“É bom que as pessoas percebam, a maior parte da austeridade é inconstitucional, é incompatível com a Constituição. Enquanto Presidente da República, obviamente, porei o interesse de todos e todos os portugueses e portuguesas , à frente de interesses particulares, independentemente de qual seja o Governo que estiver em funções."

A eurodeputada deixa críticas à actuação do actual Presidente da República, quando Cavaco Silva deixou passar medidas de austeridade.

“Se aparecerem medidas [de austeridade] farei aquilo que o Presidente não fez, porque nós tivemos um Presidente muito interventivo naquilo que não eram áreas do seu respeito, mas em coisas que lhe diziam respeito, nomeadamente, de cada vez que apareciam medidas para cortes de salários, para corte de pensões, para destruição do Serviço Nacional de Saúde e de outros serviços públicos, e aí estamos a falar de competências claras do Presidente da República, ele não se mexeu nem por um minuto.”

Sampaio "foi o melhor Presidente da República que tivemos"

Numa entrevista à Renascença em que falou do Banif, do terrorismo e do que defende para a Presidência da República, Marisa Matias elogia o ex-Presidente Jorge Sampaio. Diz que "foi o melhor Presidente da República que tivemos".

A candidata elogia a presidência de Sampaio no trabalho que fez para "dar voz e pôr em diálogo sectores que são normalmente esquecidos".

De todo o mandato de Sampaio, Marisa Matias destaca o momento em que o ex-Presidente recusou o envio de tropas para a intervenção militar no Iraque e aproveita para sublinhar que, se chegar a Belém, "as tropas portuguesas apenas serão enviadas para missões de paz".

Marisa Matias deixa uma garantia nesta entrevista à Renascença: "Eu não desisto de disputar a segunda volta, terei muito trabalho a fazer para merecer a confiança dos portugueses, mas este é o tempo para as pessoas conhecerem os candidatos".

Banif. "Empurraram este assunto com a barriga"
Banif. "Empurraram este assunto com a barriga"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • AoSr.Carmom
    07 jan, 2016 dequalquerlado 13:49
    Oh Sr. Carmom, ninguém diz que você não tenha razão e até direito à sua indignação, mas não podes culpar os funcionários públicos por isto, pois estes têm sido bastante prejudicados nas suas vidas, lembre-se que há muita gente da função pública com salários baixos, que têm os salários congelados há cinco anos, sofreram cortes também nos subsídios, quer dizer, se a gente está descontente critica o governo, ou os responsáveis, não aqueles que não têm culpa, tanto os da privada, como os da função pública têm direito à sua dignidade, os funcionários públicos, muitos não estão tão bem como muita gente pensa. E para se reformarem terá que ser com os anos completos, se não serão sujeitos aos respetivos cortes. Mas, o que é que tem acontecido? O governo anterior esteve sempre do lado dos exploradores, facilitou os despedimentos, fazendo com que as empresas contratassem pessoal do fundo do desemprego a metade do preço, como também muitos foram despejados nas entidades públicas, a 500 euros, contribuindo para a precaridade dos trabalhadores, porque a sua vontade era despedir o pessoal do quadro. Agora diga-me, onde é que está aqui o respeito pelos trabalhadores?? fazendo com que muita gente senti-se na pele a falta de poder de compra, a pobreza e a miséria, mas o sr, em vez de criticar aquilo que deveria, fala dos funcionários públicos, como estes fossem os culpados. Tenha mais um bocadinho de senso!
  • carmom
    07 jan, 2016 FAMALICÃO 11:40
    A minha idade e a minha instrução primaria,não me permite muito ter armas para lutar pela igualdade de regalias da FP com os do privado.isso não me impede de apontar como uma barbaridade o que acontece.Vou citar dois exemplos.Na altura em que me reformei com 65 anos de idade e 53 de descontos,foi-me atribuído um vencimento de 70% do ordenado do último mês de salário,mesmo assim ainda foi cortado.Na mesma altura um amigo com 44 anos de idade e vinte de descontos,(contou 40)foi aposentado com 100% do salário do último mês que era superior a 6.000 eu,porque o trabalho era longe da residência,reduziu a despesa em cerca de 25%.Não é raiva de quem ganha mais,é sim a vergonha que se vem mantendo no país,com pessoas de 1ª e de 2ª.Não é resposta a ninguém porque não respondo a malcriados.. i
  • Oh sofia
    06 jan, 2016 toma lá 13:30
    OH sofia, porque não criticas os governos incompetentes que nos têm governado, a começar pela governação do cavaco, quando ele foi primeiro ministro?! porque não olhas à corrupção, para os bancos, para os ofshores, para as desigualdades que tem neste país, que é uma vergonha, porque não reparas numa moeda unica que nos veio empobrecer drástica mente, hoje em dia um euro são duzentos escudos e já mal dá para um café, quantas vezes os trabalhadores subiram os salários para acompanhar esta moeda da merda? São muitas pessoas que nem dinheiro têm nem para pagar a água nem a luz, o que fazer? passar a candeeiro ou a água salgada do mar? Isto é viver com dignidade? Com salários congelados há 5 anos, com cortes nos subsidios. Foram os trabalhadores que tiveram culpa? Ainda querias o coelho para o continuar do mesmo, pois este sempre esteve do lado deste patronato sem escrúpulos, gananciosos, ultrapassados, fascistas. E tu pertences à mesma laia. Esquerda radical??? Tem mas é vergonha na cara! Foi a esquerda que governou e meteu este país na merda??? Quem é que comeu os dinheiros que vieram da união europeia? Não foram muitos destes empresários da treta que tiveram os subsídios e meteram na algibeira para proveito seu? Os lavradores, outros que tal, foi para comprar gipes e investir em piscinas nas suas casa e outras, outra, outras... Vocês os laranjas são como a mosca, batem sempre no mesmo....
  • Sofia
    05 jan, 2016 Lx 17:42
    Esta Sra como os de esquerda radical aprenderam a pensar num estado todo-poderoso e endinheirado a ponto de nunca equacionarem a necessidade de se fazer poupanças/austeridade, mesmo quando não existe dinheiro.
  • Ohcarmomcala-te
    05 jan, 2016 terradoscegos 10:48
    Oh carmon devias ter vergonha de vir falar dos funcionários públicos, porque se não és capaz de sentir respeito por eles, também não és minimamente digno de ser respeitado. Os funcionários têm os salários que não sobem há 5 anos e tiveram cortes nos subsídios e têm andado a perder cada vez mais direitos, quanto à reforma da função pública, tu, das duas uma, ou és mentiroso, ou então cego que não enxerga nem um boi à sua frente. Os funcionários públicos já tinham 35 horas, este burro do coelho é que aumentou mais uma hora, mas como vocês dizem que os funcionários públicos não fazem nada, não se percebe o porquê mais uma hora. O que é que isto veio melhorar o país e mais estes feriados? Se esta merda está cada vez pior? Mas estás contra a reposição do salário dos funcionários públicos? Éh pá ainda não te basta as pancada que este têm levado nestes 4 anos do coelho? Só podes ser um retardado que merece estar toda a vida a ganhar 500 euros e a viver na miséria. De burros está este país cheio!
  • Ainda ao manuel
    05 jan, 2016 terradoscegos 10:23
    Oh Manuel, quanto às desigualdades, o cavaco só agora é que também veio falar sobre isto. O que é que ele andou a fazer este tempo todo??? Só agora é que viu? E mais, de que é que valeram os sacrifícios, pondo as pessoas na miséria nestes 4 anos? Mas ainda não bastaram, querias o coelho outra vez para impor ainda mais, ou orgulhas-te de ver as pessoas viverem sem dignidade, muitas sem poder comprar o que ganham com o tal escudo que dizes quererem gastar com dois, só mesmo quem tem falta de inteligencia para falar tal disparate. Oh homem toma mas é vergonha na cara e tem mais respeito pelo bom senso dos outros.
  • Olha o manel!
    05 jan, 2016 terradoscegos 10:07
    Olha que comentário inteligente tem este manuel! A questão não é o querer gastar dois euros quando se ganha 1, a questão que se mete é que nem 1 se pode gastar. Ou andas de olhos tapados, ou andas a querer disfarçar aos parvos. Porque não experimentas a viver com 500 euros, ou sei lá até menos, para teres que pagar as despesas essenciais, a alimentação, mas muitas vezes teres que a cortar porque o dinheiro não chega, ainda que os teus filhos tenham que passar fome, a não ser que tenhas que viver a candeeiro, sem eletricidade, da água salgada, porque sempre se poupa mais algum, e olha, não é poupando em mais umas gotinhas de água como a isabel jonet diz, que também vai fazer as pessoas viverem melhor. Temos uma moeda do euro, a pior porcaria que nos podia acontecer, temos os salários mais baixos da europa, mas um nivel de vida igual, ou seja somos pobrezinhos, mas temos que pagar como fossemos ricos. Um euro já mal dá para um café, e são duzentos escudos, pergunto, quantas vezes subiram os salários para acompanhar este desnível, sem rei nem roque? isto é só um pequeno exemplo, mas para isso deves estar cego. Quais são as criticas que se ouve sobre isto??? Nada! Também não vês a corrupção, os bancos, os ofshores, o patronato a explorar os trabalhadores, com a conivência do coelho e do cavaco, por isso é que vocês gostam dele, e uma vergonha, até para subir uns míseros euros no salário minimo, babaram-se de raiva. Vocês são uns velhos, de mentalidade fascista, por é a merda de
  • carmom
    04 jan, 2016 FAMALICÃO 18:16
    Basta-me ouvir estas palavras, para saber que a constituição foi criada como máquina de gastar.Também sabemos que quem trabalha por conta própria ou trabalhar no privado,pouco poderá esperar da constituição visto que quem vive do estado ou trabalha para ele,é que tem defesa de todos os direitos adquiridos.Voltam as 35 horas e certamente voltará aos 100% do ordenado do último mês na aposentação,mesmo que seja aos 50 anos de idade.Os que trabalharem no privado como eu, serão reformados aos 65 anos de idade,mesmo que tenham descontado 53 anos,com um vencimento de 80% da média dos anos de serviço.É esta igualdade que a constituição defende.Parabéns senhora Candidata.
  • Manuel
    04 jan, 2016 Lisboa 11:03
    Fico doente quando ao lêr estes comentários. Uma coisa é certa, gastar 2 euros quando só ganho 1 é caminhar para o abismo.
  • Oeborense
    01 jan, 2016 Sóestupidez 11:39
    Oh Eborense das laranjas, dinheiro há mas é para os corruptos, para certos srs sem escrúpulos arrecadaram cada vez mais, como muito do patronato a explorar os trabalhadores, com a conivência do coelho e do cavaco, mas os trabalhadores levarem cada vez menos. É impressionante como vocês vêm as pessoas na miséria, a emigrarem, porque este país já não apresenta condições de dignidade para se viver, mas ainda vem vocês dizer que não há dinheiro. Há dinheiro mas é para os gestores arrecadarem fortunas, para tanta merda. mas até para os hospitais se corta para depois morreem à mingua, ou esta tua conversa é para parvos, não é os comunistas ou xuxalistas é os fascistas como tu a quererem por areia nos olhos dos outros. Já agora, espero que tenhas que emigrar ou que tenhas que viver com um salário que nem te permite pagar uma alimentação decente. Com cada parvo!

Destaques V+