Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Marcelo à Renascença: “Faria tudo para que o Orçamento Rectificativo passasse”

22 dez, 2015 - 23:31 • Raquel Abecasis

Candidato presidencial critica declarações de Cavaco Silva que "desajudam" e alerta que novas crises políticas “podem impedir-nos de sair da crise”. Portugal precisa de "consensos de regime", defende Marcelo Rebelo de Sousa.

A+ / A-
​Marcelo à Renascença: “Faria tudo para que o Orçamento Rectificativo passasse”
​Marcelo à Renascença: “Faria tudo para que o Orçamento Rectificativo passasse”

Veja também


Marcelo Rebelo de Sousa está preocupado com a situação gerada pelo caso Banif. Em entrevista à Renascença, o candidato presidencial diz que, neste momento, a solução encontrada era a única possível.

O antigo líder do PSD considera, no entanto, que “isto não pode repetir-se sistematicamente” e que é preciso actuar ao nível de prevenção nos sistema financeiro.

“Para que haja credibilidade e confiança no sistema financeiro, é preciso ter a certeza ou, pelo menos, uma fortíssima possibilidade de que as instituições funcionam em termos preventivos”, defende Marcelo Rebelo de Sousa.

O candidato às eleições presidenciais de 24 de Janeiro acrescenta: “Quando nada funciona é preciso perceber qual é o sistema para limitar isto”.

A resolução do Banif obrigou o Governo a apresentar um Orçamento Rectificativo, que vai ser votado esta quarta-feira na Assembleia da República. O PCP vai votar contra e o Bloco de Esquerda apresentou condições.

Numa altura em que ainda não se sabe se o documento vai ser aprovado, Marcelo Rebelo de Sousa diz que, se fosse Presidente da República, “faria tudo para que o Orçamento Rectificativo passasse”.

“Faria tudo. Achava que o meu papel de Presidente da República - eu não me posso substituir aos deputados nem devo, é uma competência do Parlamento. Mas o Presidente aí pode exercer o seu magistério, pode fazer pontes, pode fomentar diálogos. Isto é, eu faria tudo para, em termos de consenso de regime, criar condições para que um Orçamento, que é fundamental para resolver o problema do Banif, não fosse chumbado no momento em que estamos a viver.”

Marcelo Rebelo de Sousa criticou ainda, sem nomear, o actual Presidente da República, Cavaco Silva.

“Não teria feito publicamente comentários sobre antecedentes que, no momento que estamos a viver, no momento em que é vivida esta decisão, ou logo a seguir a ser tomada a decisão, não ajudam, desajudam”. Marcelo referia-se às declarações proferidas esta terça-feira por Cavaco Silva a propósito da decisão que o Governo tomou para resolver a situação do Banif.

Nesta entrevista à Renascença, o candidato presidencial considerou que novas crises políticas “podem impedir-nos de sair da crise”.

"Eu acho que nós quanto mais depressa sairmos da crise melhor. Porque se começamos a empatar muito tempo, sabemos lá como a Europa evolui ou não evolui, sabemos lá como outros países vizinho evoluem ou não evoluem e torna-se mais difícil essa saída. Para haver essa saída nas melhores condições possíveis, é preciso haver condições políticas. A política não se substitui à economia, mas condiciona a economia. Cada crise política tem um custo económico e financeiro apreciável."

Para Marcelo Rebelo de Sousa, "há coisas que se perderam e que é preciso recuperar. Não é apenas no domínio da coesão social e da concertação social, entre parceiros económicos e sociais. É no domínio dos consensos de regime. É importante construir os consensos de regime", conclui.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joana Gomes
    08 jan, 2016 Lisboa 17:09
    Esta rádio é uma vergonha de PAULO MORAIS, nada. A vergonha da democracia Portuguesa
  • Eborense
    05 jan, 2016 Évora 18:18
    Força Prof. Marcelo! Já chega e sobra de xuxalhada no poder, telecomandada pela comunada!
  • A caça ao voto!
    23 dez, 2015 pt 14:12
    Desta vez é preciso um Presidente a serio e não um comentador de serviço!...da direita!
  • luis
    23 dez, 2015 lisboa 09:40
    Ao olhar para este senhor não se esqueçam do cavaco.... também diziam que o cavaco era a melhor opção e vejam o que aconteceu....
  • Paulo
    23 dez, 2015 vfxira 09:29
    Claro que faria tudo para ajudar o banco dos amigos do psd madeira e continente e até faria tudo para não se falar mais no caso,para o o ex 1º ministro ,a ex ministra das finanças,o mr.maggoo,como "alguém lhe chamou, e até dar explicações quanto ao interesse do Santander em comprar o banif,terá a ver com os swaps?Um candidato a presidente não deveria ficar por evasivas.
  • rosinda
    23 dez, 2015 palmela 02:24
    o correio da manha diz que 1000 mortos recebem reforma se e verdade a segurança social esta bem entregue!
  • rosinda
    23 dez, 2015 palmela 01:45
    esta muito bem conservado!
  • rosinda
    23 dez, 2015 palmela 01:17
    que capitalista so come bolo rei regado com vinho do porto!
  • rosinda
    23 dez, 2015 palmela 00:31
    eu tinha esse boneco tinha tres caras!
  • rosinda
    22 dez, 2015 palmela 23:58
    cheguei atrazada!

Destaques V+