Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Presidenciais

Sondagem. Gouveia e Melo e Guterres favoritos para Belém e únicos rejeitados por menos de 50% dos eleitores

09 jan, 2025 - 23:37 • João Pedro Quesado

Inquiridos mostram pouco entusiasmo pelas opções em cima da mesa para as eleições de 2026. Se candidatos ainda hipotéticos, como António José Seguro, são rejeitados por mais de 60%, André Ventura, que já disse que vai avançar, é rejeitado por 80%.

A+ / A-

Um é provavelmente candidato, outro só pode ser caso se demita, mas os dois aparecem empatados numa hipotética corrida a Belém. Henrique Gouveia e Melo e António Guterres surgem empatados como os nomes com mais apoio para uma candidatura à Presidência da República, segundo uma sondagem da Pitagórica para a "TVI", "CNN Portugal" e "Jornal de Notícias" divulgada esta quinta-feira sobre as eleições presidenciais de 2026.

A sondagem mede a potencial intenção de voto através de uma escala de preferência, entre um voto certo, incerto e impossível. Olhando para os candidatos com mais apoio, 28% dos inquiridos dizem que votariam "de certeza" em Gouveia e Melo, assim como em Guterres - uma percentagem que desce para 23% para Passos Coelho, 22% para António Costa, 17% para Mário Centeno, 15% para Marques Mendes e 13% para Durão Barroso, Rui Rio e João Cotrim de Figueiredo.

André Ventura, que já disse aos deputados do Chega que vai voltar a ser candidato a Belém, surge com 11% de votos certos, à semelhança de António Vitorino e atrás de Ana Gomes e Paulo Portas, que recolhem 12% de votos seguros entre os inquiridos. António José Seguro, cuja hipótese de candidatura tem ganhado força, fica-se pelos 8%.

Mas estes números são todos menores que a rejeição apurada sobre cada um dos candidatos. O menos rejeitado é o almirante Gouveia e Melo, com 39% a dizer que "jamais votaria" no ex-chefe do Estado-Maior da Armada, e o atual secretário-geral das Nações Unidas é único outro candidato que, 44% dos inquiridos a dizer que nunca votaria em si, fica abaixo dos 50% de rejeição.

O resto da lista pode fazer repensar muitas das hipotéticas candidaturas tidas como vencedoras. Mário Centeno é rejeitado por 54%; Passos Coelho por 57%; Marques Mendes por 58%; António Costa por 59%; Rui Rio, António Vitorino e João Cotrim de Figueiredo por 60%; Rodrigo Saraiva por 61%, Durão Barroso, António José Seguro e Aguiar-Branco por 63%; Paulo Portas por 67%; Ana Gomes por 69%; Francisco Louçã por 71%; Santana Lopes por 72%; André Ventura por 80%; e Jerónimo de Sousa por 84%.

No cenário de uma segunda volta nas eleições - que, segundo esta sondagem, será necessária -, Henrique Gouveia e Melo vence a António José Seguro (54% contra 26%), Marques Mendes (51% contra 30%), António Vitorino (55% contra 27%), Mário Centeno (51% contra 32%) e Passos Coelho (50% contra 32%).

A sondagem da Pitagórica baseia-se em 400 entrevistas, e tem uma margem de erro de 5 pontos percentuais.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+