09 jan, 2025 - 23:37 • João Pedro Quesado
Um é provavelmente candidato, outro só pode ser caso se demita, mas os dois aparecem empatados numa hipotética corrida a Belém. Henrique Gouveia e Melo e António Guterres surgem empatados como os nomes com mais apoio para uma candidatura à Presidência da República, segundo uma sondagem da Pitagórica para a "TVI", "CNN Portugal" e "Jornal de Notícias" divulgada esta quinta-feira sobre as eleições presidenciais de 2026.
A sondagem mede a potencial intenção de voto através de uma escala de preferência, entre um voto certo, incerto e impossível. Olhando para os candidatos com mais apoio, 28% dos inquiridos dizem que votariam "de certeza" em Gouveia e Melo, assim como em Guterres - uma percentagem que desce para 23% para Passos Coelho, 22% para António Costa, 17% para Mário Centeno, 15% para Marques Mendes e 13% para Durão Barroso, Rui Rio e João Cotrim de Figueiredo.
André Ventura, que já disse aos deputados do Chega que vai voltar a ser candidato a Belém, surge com 11% de votos certos, à semelhança de António Vitorino e atrás de Ana Gomes e Paulo Portas, que recolhem 12% de votos seguros entre os inquiridos. António José Seguro, cuja hipótese de candidatura tem ganhado força, fica-se pelos 8%.
Mas estes números são todos menores que a rejeição apurada sobre cada um dos candidatos. O menos rejeitado é o almirante Gouveia e Melo, com 39% a dizer que "jamais votaria" no ex-chefe do Estado-Maior da Armada, e o atual secretário-geral das Nações Unidas é único outro candidato que, 44% dos inquiridos a dizer que nunca votaria em si, fica abaixo dos 50% de rejeição.
Se D. João II vivesse nesta época "não hesitaria e(...)
O resto da lista pode fazer repensar muitas das hipotéticas candidaturas tidas como vencedoras. Mário Centeno é rejeitado por 54%; Passos Coelho por 57%; Marques Mendes por 58%; António Costa por 59%; Rui Rio, António Vitorino e João Cotrim de Figueiredo por 60%; Rodrigo Saraiva por 61%, Durão Barroso, António José Seguro e Aguiar-Branco por 63%; Paulo Portas por 67%; Ana Gomes por 69%; Francisco Louçã por 71%; Santana Lopes por 72%; André Ventura por 80%; e Jerónimo de Sousa por 84%.
No cenário de uma segunda volta nas eleições - que, segundo esta sondagem, será necessária -, Henrique Gouveia e Melo vence a António José Seguro (54% contra 26%), Marques Mendes (51% contra 30%), António Vitorino (55% contra 27%), Mário Centeno (51% contra 32%) e Passos Coelho (50% contra 32%).
A sondagem da Pitagórica baseia-se em 400 entrevistas, e tem uma margem de erro de 5 pontos percentuais.