Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Comité Central do PCP será mais jovem, mas Jerónimo de Sousa continua

12 dez, 2024 - 10:26 • Cristina Nascimento

Nova composição do Comité Central vai ser votada no congresso que se realiza a partir de sexta-feira, em Almada. Grupo tem menos três elementos e média etária desceu para 48 anos e oito meses.

A+ / A-

Jerónimo de Sousa, antigo secretário-geral do PCP, vai continuar no Comité Central, se for aprovada a proposta que vai ser votada no congresso do partido. Será o elemento mais velho do grupo.

Em entrevista à Renascença, Jerónimo de Sousa tinha demonstrado vontade de sair do Comité Central para dar lugar aos mais novos. No entanto, o atual secretário-geral Paulo Raimundo deu a entender que seria solicitado ao seu antecessor que continuasse a marcar presença no Comité Central.

A proposta para a nova composição do Comité Central, que foi conhecida esta quinta-feira, através do “Avante”, jornal do PCP, será votada no sábado à tarde, no congresso do PCP que se realiza entre sexta-feira e domingo, em Almada.

Segundo a lista agora conhecida, se for aprovada, o Comité Central será ligeiramente mais curto, 125 pessoas, menos três elementos. Saem 28 nomes e entram 25.

Entre os nomes que deixam este órgão do partido estão a antiga deputada Alma Rivera, a antiga eurodeputada Ilda Figueiredo, 76 anos, e Armindo Miranda, 71 anos.

Um dos objetivos do partido é que o Comité Central passasse a ter uma maior representação feminina. O objetivo foi alcançado com mais três mulheres, 38, ou seja, 30,4%

Outro objetivo seria garantir uma média etária mais jovem, o que também foi alcançado. O Comité Central que agora vai cessar funções tinha uma média etária de 53 anos, o novo comité central tem uma média etária de 48 anos e oito meses.

Há 14 pessoas com menos de 35 anos, sendo o mais novo Inês Guerreiro, estudante de 23 anos.

Do lado dos mais velhos, há apenas 10 pessoas acima da idade da reforma, menos 16 do que no comité anterior.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+