Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Santana Lopes foi ao Chega falar de corrupção mas lembrou: "O meu coração é laranja"

10 dez, 2024 - 13:07 • Tomás Anjinho Chagas

Autarca da Figueira da Foz tem sido apontado como candidato a Belém e garante que "não voltou a pensar nisso". Ventura diz que gostava de mudar-lhe a cor da gravata, mas o antigo primeiro-ministro assegura: "Não renego as minhas convicções".

A+ / A-

Pedro Santana Lopes foi, esta terça-feira, às jornadas parlamentares do Chega, em Coimbra, para falar num painel sobre corrupção mas, numa altura em que já não é militante do PSD e foi eleito como independente para presidente da Figueira da Foz, o antigo primeiro-ministro garantiu que não está inclinado para se juntar ao Chega ou a outro partido.

"O meu coração é laranja", afirmou perante os cinquenta deputados do Chega numa alusão à cor do PSD. "Não renego as minhas convicções", sublinhou, para lamento de André Ventura. O líder do Chega falou pouco depois para dizer que uma das coisas que gostava de mudar era a "cor da gravata do dr. Pedro Santana Lopes".

Corrida a Belém: Santana diz que não voltou a pensar nisso

À chegada a um hotel em Coimbra, Pedro Santana Lopes foi inundado pelas perguntas dos jornalistas sobre o seu futuro, que o próprio já admitiu que pode passar por uma candidatura à presidência da República em 2026. Santana Lopes fintou a maior parte das perguntas, e garantiu que não voltou a pensar nisso: "Não", respondeu lacónico.

Rejeitando ser um "presumível candidato" por oposição a Luís Marques Mendes, Santana Lopes assegurou que veio a este evento do Chega como autarca da Figueira da Foz: "Nada disso. Venho falar como presidente de Câmara", secou. Com as sucessivas perguntas foi sorrindo e não desfez o tabu sobre uma eventual candidatura presidencial, nem se pretende ter o apoio do Chega no caso de avançar.

Logo depois, chegou André Ventura que sobre isso preferiu não falar: “Eu sei que eleições presidenciais são muito mobilizadoras, já disse alguns nomes que nós víamos como positivos, mas é uma eleição que está fora da equação neste momento. […] Ainda não sabemos quem são todos os candidatos, o Chega ainda não tomou posição sobre isso”, disse, desvalorizando.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+