Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Queda do Governo francês é "sinal de como a Europa está cheia de problemas", diz Marcelo

04 dez, 2024 - 20:21 • Lusa

O Governo francês, liderado por Michel Barnier, foi hoje destituído por uma moção de censura com 331 votos favoráveis da coligação de esquerda Nova Frente Popular e da extrema-direita, União Nacional.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou esta quarta-feira, no Porto, à margem de uma missa em homenagem a Sá Carneiro, que a queda do Governo francês é um "sinal de como a Europa está cheia de problemas".

"Não queria dizer nada, porque estamos à saída de uma cerimónia de evocação de Sá Carneiro, mas é óbvio que é um sinal de como a Europa está cheia de problemas", disse hoje Marcelo Rebelo de Sousa à saída da missa evocativa de Sá Carneiro, que decorreu hoje na igreja de Cristo Rei, no Porto.

Questionado pelos jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa não acrescentou mais nada à sua reflexão sobre a situação política em França.

O Governo francês, liderado por Michel Barnier, foi hoje destituído por uma moção de censura com 331 votos favoráveis da coligação de esquerda Nova Frente Popular e da extrema-direita, União Nacional.

Michel Barnier (centro-direita) terá agora que apresentar a sua resignação ao Presidente francês, Emmanuel Macron, que terá que nomear um novo chefe de Governo, já que está impossibilitado de convocar novas eleições legislativas. .

Barnier estava a governar em minoria até agora e, perante a dificuldade de aprovar o orçamento, recorreu na segunda-feira ao artigo 49.3 da Constituição francesa, que prevê a possibilidade de aprovar leis evitando uma votação parlamentar em troca de ter de se submeter a uma moção de censura.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    04 dez, 2024 aldeia 22:49
    A europa está cheia de politicos fracos e corruptos.

Destaques V+