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Governo

Pinto Luz: privatização da TAP "vai avançar em 2025"

07 nov, 2024 - 17:37 • Manuela Pires

O ministro das Infraestruturas e Habitação garantiu que o processo vai estar concluído no próximo ano, mas não revela qual o modelo que o Governo vai adotar.

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Miguel Pinto Luz anunciou esta quinta-feira no parlamento que o Governo vai avançar no próximo ano com o processo de privatização da TAP sem revelar, no entanto, qual o modelo que vai ser adotado.

“Daremos início, em 2025, ao processo de reprivatização da empresa. Para esse efeito, temos ouvido todas as partes interessadas”, disse o ministro das Infraestruturas e Habitação, que está a ser ouvido na Assembleia da República o âmbito da discussão do Orçamento do Estado na especialidade.

Miguel Pinto Luz referiu que ainda não está definido o modelo de privatização, mas há condições prévias de que o Governo não abdica como a sede da empresa em Lisboa e a manutenção do hub na capital.

“Seja qual for o modelo final de privatização, há garantias que deixo expressas aqui, a marca TAP vai manter-se, as ligações aéreas estratégicas nacionais e para a diáspora portuguesa não serão reduzidas nem prejudicadas, Lisboa continuará como centro operacional da transportadora aérea e a sede da empresa também se manterá em Lisboa”, referiu Miguel Pinto Luz.

O ministro das Infraestruturas disse ainda aos deputados que o Governo está a ouvir todos os interessados e que a TAP mantém uma elevada reputação e com resultados positivos.

“Posso assegurar-vos que a reputação da TAP é sólida e tem vindo a reforçar-se. Também no plano financeiro, com resultados operacionais em linha ou superiores aos congéneres europeus”, garantiu aos deputados.

Ainda esta manhã, o presidente executivo da Air France- KLM, citado pela agência lusa, reiterou o interesse na privatização da TAP, após uma reunião inicial “muito positiva” com o Governo português, desde que se adeque às suas ambições estratégicas e ao que o executivo pretende.

“Temos interesse em seguir esta oportunidade, assumindo que está dentro das nossas ambições estratégicas e que somos capazes de cumprir com o que o Governo português procura”, afirmou o presidente executivo do grupo aéreo franco-neerlandês, Benjamin Smith, em teleconferência de imprensa, sobre os resultados do terceiro trimestre.

Governo fala em mais de uma dúzia de interessados na TAP

Em resposta ao deputado Paulo Núncio do CDS, o ministro das Infraestruturas e Habitação revelou que há mais de uma dúzia de interessados na companhia aérea portuguesa, incluindo os três grupos, a IAG, a Air France- KLM e a Lufthansa, cuja reuniões com o governo foram tornadas publicas.

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“Eu diria, mais de uma dúzia de interesses nacionais, internacionais, dentro da Europa, fora da Europa foram sendo manifestados e por isso, a seu tempo, é sinal de que a TAP é de facto apetecível, por isso nós temos que ser criteriosos a vender um ativo que é um bem estratégico para todos nós” disse o ministro das infraestruturas e habitação.

Na audição, o ministro das Infraestruturas anunciou ainda que o Aeroporto de Lisboa vai deixar de ter voos entre as 1h e as cinco da manhã. Questionado pela líder parlamentar do Livre sobre o ruído causado pelos voos noturnos, Miguel Pinto Luz diz que essa é a conclusão do grupo de trabalho. Atualmente, são proibidos voos da meia-noite às 6h, mas a lei em vigor abre uma exceção, podendo haver até 91 movimentos aéreos nesse período por semana.

“O grupo de trabalho sobre os voos noturnos já concluiu e posso anunciar aqui que nós vamos implementar um ‘hard night curfew’ que vai impedir voos entre a 01:00 e as 05:00 da manhã”, anunciou o ministro das infraestruturas e habitação.

“Podem querer mais, é possível, mas depois não é compaginável com um aeroporto que está superlotado (…) o “hard curfew” é entre a uma e as cinco da manhã, e isso já é um passo gigantesco em relação aquilo que temos hoje”, rematou o ministro.

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