14 out, 2024 - 20:17 • Manuela Pires
São na maioria académicos, mas na lista dos 12 economistas que o primeiro-ministro chama esta terça-feira a São Bento para o pequeno-almoço estão também antigos governantes como Paulo Macedo ou António Nogueira Leite. Luís Montenegro convidou também Susana Peralta, professora associada na Nova SBE, especialista em economia política e comentadora em vários órgãos de comunicação social.
A economista tem sido muito crítica em relação à proposta de IRS Jovem de Luís Montenegro. Ainda na semana passada, Susana Peralta escreveu num artigo de opinião do jornal "Público" que “a proposta atual é menos má que o original”, mas contesta a estratégia seguida.
“Os dois maiores partidos querem fazer-nos engolir uma medida de eficácia duvidosa e eticamente problemática, sem nos terem apresentado um estudo acerca da eficácia da sua primeira encarnação. Assim se faz política pública em Portugal”, escreve Susana Peralta sobre o IRS Jovem.
Primeiro-ministro voltou a criticar o Chega pela c(...)
Duas semanas depois de ter recebido personalidades da área da cultura, o primeiro-ministro escolhe a macroeconomia para a conversa, numa altura em que o Governo não tem qualquer garantia que o Orçamento do Estado para o próximo ano vai ser viabilizado.
Entre os académicos estão personalidades ligadas ao PSD, como Óscar Afonso, que foi eleito deputado das últimas eleições legislativas, mas que acabou por nunca assumir o mandato para continuar na direção da Faculdade de Economia do Porto.
O primeiro-ministro chamou também o economista Pedro Brinca, o investigador associado da Nova SBE, autor de um estudo sobre o impacto do IRC na economia portuguesa, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, em conjunto com Paulo Núncio.
Na lista estão ainda Paulo Macedo, o presidente da Caixa Geral de Depósitos e ex-ministro da Saúde; Cristina Casalinho, administradora executiva na Fundação Gulbenkian; Vitor Bento, presidente da Associação Portuguesa de Bancos; e João Moreira Rato, presidente Instituto Português de Corporate Governance.
Os economistas Isabel Horta Correia, do Banco de Portugal; Ricardo Reis, da London School of Economics; Joana Silva, do Banco Mundial; e João Jalles, do ISEG são outras personalidades que se juntam esta terça-feira de manhã ao primeiro-ministro, ao ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e ao ministro da Economia, Pedro Reis nas Conversas em São Bento.