03 out, 2024 - 20:11 • Fábio Monteiro
Eis a proposta “irrecusável” do Governo para o PS: uma redução da descida do IRC e um IRS Jovem "à moda" do PS. O anúncio foi feito, esta quinta-feira, pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, após o encontro com Pedro Nuno Santos.
Com o intuito de aprovar o Orçamento do Estado para 2025, o Governo está disposto a reduzir em apenas um ponto percentual o IRC, em detrimento dos dois anunciados inicialmente.
Quanto ao IRS Jovem, a mudança é maior. O Executivo aceita adotar o modelo atual do IRS Jovem (desenhado pelo PS), prolongando-o para os 35 anos.
A medida vai apenas até ao 6.º escalão. As qualificações vão deixar de contar para beneficiar da redução.
“Há todas as razões para o PS viabilizar o Orçamento do Estado. É minha convicção que a reflexão do secretário-geral do PS deverá conduzir à viabilização do Orçamento. Assim, os políticos e a política servir o interesse das pessoas”, afirmou o primeiro-ministro.
Além das cedências no IRS Jovem e IRC, o Governo acolhe ainda três propostas que Pedro Nuno Santos trouxe para esta mesa das negociações.
Montenegro não excluiu a hipótese de mais ajustes a pedido do PS. Mas frisou: "Não escondo que o nível de cedência é suficientemente intenso para que a margem seja cada vez mais reduzida. Mas estamos disponíveis para aprimorar as propostas."
Depois de um debate quinzenal tenso, o encontro do primeiro-ministro com o secretário-geral do PS durou apenas 30 minutos.
Pedro Nuno Santos não vai fazer declarações esta quinta-feira, anunciou o socialista à saída de São Bento.