Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Parlamento vai discutir encerramento do comércio aos domingos e feriados

06 jul, 2024 - 22:09 • Ricardo Vieira

A iniciativa legislativa de cidadãos também defende mudanças no horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, que passariam a fechar às 22h00.

A+ / A-

A Assembleia da República vai discutir o encerramento do comércio aos domingos e feriados, na sequência de uma petição que atingiu as 20 mil assinaturas.

A iniciativa legislativa de cidadãos também defende mudanças no horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, que passariam a fechar às 22h00.

A petição foi apresentada por elementos do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP).

Como ultrapassou as 20 mil assinaturas (chegou às 26 mil), a petição pública terá de ser discutida e votada pelos deputados na Assembleia da República.

"Os trabalhadores que saem à meia-noite nos centros comerciais não conseguem acompanhar os filhos e, em muitos casos, a essa hora já não têm transportes para ir para casa", disse Márcia Barbosa, do CESP, na altura em que a iniciativa foi lançada, referindo que Portugal "é o único país da Europa onde isto acontece".

Segundo o CESP, nos últimos 30 anos, com as sucessivas alterações legislativas, normalizou-se a abertura do comércio aos domingos e feriados, assim como se permitiu o alargamento dos períodos de funcionamento até às 24h00, "beneficiando apenas e unicamente as grandes empresas do comércio".

"O descanso ao domingo e feriado são uma conquista histórica dos trabalhadores do comércio", sublinha o sindicato.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    07 jul, 2024 PORTUGAL 10:51
    Apliquem também a lei, caso seja aprovada, aos Hospitais, Estabelecimentos Prisionais, Estabelecimentos Militares e Forças de Segurança, PSP e GNR. Ou se quiserem, apliquem essa LEI a TUDO que mexe em horário NOTURNO. É caso para dizer, HÁ TANTO ILUMINADO, desaproveitado..........

Destaques V+