Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

PCP quer lançar a discussão para avançar com obra do novo aeroporto de Lisboa

05 jul, 2024 - 07:00 • Manuela Pires

Partido Comunista vai ouvir, na audição pública desta sexta-feira, autarcas, sindicatos e ordens profissionais sobre os investimentos anunciados pelo Governo.

A+ / A-

O Partido Comunista organiza esta sexta-feira de manhã, no Parlamento, uma audição pública em que convida várias entidades a participarem num debate sobre a construção do novo aeroporto de Lisboa, a nova travessia do Tejo e a alta velocidade ferroviária.

O deputado António Filipe refere que são obras estruturantes e necessárias ao país, mas até agora tudo não passou de um anúncio por parte do Governo e que há uma grande indefinição sobre várias matérias, entre elas a calendarização.

“Temos de saber mais coisas, por exemplo se vai estar pronto a tempo do Mundial de Futebol [de 2030], quais as condições financeiras, se a intenção do Governo é criar parcerias público-privadas com tudo o que isso implica e com as consequências negativas que já conhecemos de outros casos. Se está prevista uma calendarização, que responsabilidades vão ser assumidas pelas empresas que atuam nestes setores, como por exemplo a ANA”, refere António Filipe em declarações à Renascença.

Esta audição, que vai decorrer na Assembleia da República e que contará com a presença do secretário-geral comunista, Paulo Raimundo, vai ser uma oportunidade para o PCP escutar as opiniões de autarcas da Área Metropolitana de Lisboa, de sindicatos e de ordens profissionais, para aprofundar “conhecimento e os diversos pontos de vista sobre as questões políticas, técnicas e económicas que será necessário ultrapassar” para que estas obras não fiquem apenas no papel.

Em declarações à Renascença, o deputado António Filipe diz que o tempo não pára e o PCP quer dar um contributo para a discussão uma vez que até agora “há uma falta de definição” para que daqui a uns anos as obras não estejam ainda no papel.

“É importante saber qual vai ser o papel da ANA, se a empresa vai ter alguma contrapartida e qual a participação relativamente ao financiamento do novo aeroporto. Não sabemos nada”, diz António Filipe.

O PCP quer saber junto das entidades que convidou o que deve ser feito relativamente a estas obras estruturantes e depois então questionar o Governo sobre esta matéria. O Partido Comunista já requereu a presença do ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, na comissão parlamentar de economia, que foi aprovada pelos deputados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+