Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Mortágua condena papel de Portugal no tráfico de escravos no passado

29 jun, 2024 - 12:36 • Lusa

A líder bloquista discursava na abertura do primeiro encontro antirracista do partido, Escola Secundária D. João V, na Amadora, no distrito de Lisboa.

A+ / A-

A coordenadora do BE condenou hoje o papel que Portugal teve "no tráfico de pessoas escravizadas", afirmando que "não é uma vírgula" na história do país e que a "estrutura racista" não foi ultrapassada com o 25 de Abril.

"É preciso reconhecer que Portugal teve um papel importante e determinante na formação das estruturas do racismo atualmente, historicamente e internacionalmente. O papel que Portugal teve no trafico de pessoas escravizadas não é uma vírgula na nossa história. Não é uma vírgula, não é um ponto, não é uma exceção, não é um comentário ou uma nota de rodapé", salientou Mariana Mortágua.

A líder bloquista discursava hoje na abertura do primeiro encontro antirracista do partido, Escola Secundária D. João V, na Amadora, no distrito de Lisboa.

Mariana Mortágua, que disse "três coisas muito breves sobre o passado, o presente e o futuro", lembrou que Portugal foi "o maior traficante de pessoas escravizadas de África" e que teve um papel importante "daquilo que hoje é a ideia moderna de raça".

"A estrutura do racismo, enquanto uma estrutura de poder, de desigualdade, é uma invenção para desumanizar e justificar a escravatura e o tráfico de pessoas escravizadas e Portugal teve um papel fundador original nesse processo", sustentou.

Falando para uma plateia de cerca de 50 pessoas, a coordenadora do BE sublinhou que Portugal contribuiu para "o processo e desumanização que depois alimenta e é alimentada pelo colonialismo, que foi mantido pelo governos e estruturas de poder portuguesas ao longo tempo".

"Essa é nossa responsabilidade histórica na formação racismo atual. O racismo atual tem uma história e a história é escravatura. E Portugal foi um dos grandes agentes mundiais não só na criação do tráfico, mas como de todas as estruturas sociais que permitiram justificar essa escravatura e colonialismo com a desumanização das pessoas. A desumanização é a ideia de raças superiores e inferiores", precisou.

 .

JML // EA.

Lusa/Fim.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Heitor G. Nunes
    30 jun, 2024 Vila do Conde 14:00
    Pois... Terrivel... E agora temos que ir ao passado na maquina do tempo e dar tau tau aos meninos que se portaron mal... Aproveitamos e damos tau tau aos senhores que mandavam nas igrejas que se portavam mal e queimavam mulheres e mandavam a guerra sem mandar... Ah! Nāo tem maquina do tempo? Que feio... Bom só resta assumir a responsabilidade do que fazemos pelo país e votar em pessoas que façam contribuções positivas para o país... Quem é Mortágua? ....

Destaques V+