Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

António Costa tem visão “progressista” da UE, diz Marta Temido

28 jun, 2024 - 01:43 • Pedro Mesquita

E votar em Von der Leyen para a Comissão Europeia? “Seria prematuro eu responder a essa pergunta”, sublinha a eurodeputada socialista.

A+ / A-
António Costa tem visão “progressista” da UE, diz Marta Temido

A eleição de António Costa para presidente do Conselho Europeu é “positiva para Portugal e para todos os europeus”, defende Marta Temido.

“António Costa tem uma visão da UE e das suas necessidades de desenvolvimento que correspondem a uma visão progressista, social, solidária”, afirma a eurodeputada socialista em declarações à Renascença.

Questionada se vai votar a favor da nomeação de Ursula von der Leyen para a presidência da Comissão Europeia, a chefe da delegação do PS na bancada socialista e democrata do Parlamento Europeu responde com um “nim”.

“Os eurodeputados socialistas integram-se num grupo e no seio dos socialistas europeus o trabalho de análise das propostas de ação de cada um dos candidatos está a ser feito neste momento. Seria prematuro eu responder a essa pergunta”, sublinha Marta Temido.

Também em declarações à Renascença, a socialista Mariana Vieira da Silva considera que este é um "dia importante para o país e muito importante para a União Europeia, que vive momentos de desafio”.

OuvirPausa
António Costa é a "pessoa mais qualificada para este momento" - Mariana Vieira da Silva

António Costa é a “pessoa mais capacitada e qualificada para este momento de negociação, de criar pontes e de criar um diálogo entre os diversos países”, afirma a ex-ministra da Presidência.

António Costa foi eleito presidente do Conselho Europeu. O acordo foi fechado no encontro desta quinta-feira à noite, em Bruxelas, com os chefes de Estado e do Governo da União Europeia.

O antigo primeiro-ministro de Portugal é o primeiro socialista a assumir o cargo de presidente do Conselho Europeu. Toma posse em dezembro e vai suceder ao belga Charles Michel.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anastácio José Marti
    28 jun, 2024 Lisboa 08:51
    Como pode o cidadão acreditar nesta afirmação, se o mesmo Costa, no que ao país e cidadãos a quem soube pedir o voto quando dele necessitou, nunca provou ter essa visão, ao ponto de ter estado 8 anos no poder e nem um investimento estrutural soube fazer? Eu apenas e só compreende esta afirmação, vinda de quem vem, e na altura que vem, pelo simples facto de quem fez tal afirmação, dever a António Costa o lugar que vai ocupar no Parlamento Europeu, pois foi por vontade dele e nunca por mérito algum de Temido, que esta foi a cabeça de lista do PS nas últimas eleições europeias e só por isso e nada mais, passou a ter o tacho, a panela e a frigideira europeus, a exemplo do que aconteceu quando fui Ministra da Saúde que deixou a saúde podre sem que ninguém a consiga tratar desde então, e já que não pode devolver a Costa um cargo, inventa estas afirmações que apenas e só a qualificam, assim como todos os políticos que assim se comportam e que dão cada vez mais razão ao povo de se abastecer em qualquer eleição, pois o que eles e elas querem, é tratar das suas carreiras e nunca de resolverem os problemas do povo e do país apesar de afirmarem que é para isso que se candidatam, veja-se o que fez Durão Barroso e o que está agora a fazer António Costa.

Destaques V+