26 jun, 2024 - 11:28 • Pedro Mesquita com Lusa
A eurodeputada Ana Catarina Mendes foi eleita esta quarta-feira vice-presidente do grupo parlamentar dos socialistas no Parlamento Europeu.
A Renascença confirmou a informação junto da própria dirigente do PS e ministra de António Costa.
Por seu lado, João Cotrim de Figueiredo foi eleito vice-presidente da bancada liberal do Parlamento Europeu (PE).
Cotrim de Figueiredo será um dos oito vice-presidentes do Renovar a Europa, a bancada liberal do PE, que agora tem 75 membros incluindo dois portugueses.
Numa publicação na rede social Twitter, a Iniciativa Liberal anunciou que “João Cotrim Figueiredo foi hoje eleito vice-presidente do grupo parlamentar dos liberais europeus”, ao obter 48 votos em 71.
A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte dos liberais europeus,
João Cotrim de Figueiredo chegou a apresentar a sua candidatura à presidência do Renovar a Europa, mas quatro horas depois retirou-se após “discussões francas e frutíferas” com a presidente do grupo político, a eurodeputada francesa Valérie Hayer.
Neste dia em que foi eleita vice-presidente da bancada Socialista e democrata no Parlamento Europeu, Ana Catarina Mendes admite à Renascença que vai ter um mandato recheado de desafios: sejam as negociações para o alargamento da União, sejam as guerras que se vivem na Ucrânia e no Médio Oriente.
Desafiante, "um enormíssimo desafio", reconhece, em entrevista à Renascença, será igualmente a nova composição do Parlamento Europeu, que - nunca como agora - recebeu tantos eurodeputados populistas.
A melhor forma de combater o discurso da extrema-direita, será "encontrar as soluções para os problemas das pessoas".
A nova vice-presidente da bancada socialista e democrata na União, reage com "alegria", mas também ainda com cautelas à notícia de que já existirá acordo para que António Costa assuma o cargo de presidente do conselho Europeu. Ana Catarina Mendes considera que é mais prudente "esperar por amanhã à noite".
[Atualizada às 14h00]