Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Parlamento Europeu. Ana Catarina Mendes eleita "vice" da bancada socialista

26 jun, 2024 - 11:28 • Pedro Mesquita com Lusa

Também João Cotrim de Figueiredo foi eleito vice-presidente da bancada liberal.

A+ / A-

A eurodeputada Ana Catarina Mendes foi eleita esta quarta-feira vice-presidente do grupo parlamentar dos socialistas no Parlamento Europeu.

A Renascença confirmou a informação junto da própria dirigente do PS e ministra de António Costa.

Por seu lado, João Cotrim de Figueiredo foi eleito vice-presidente da bancada liberal do Parlamento Europeu (PE).

Cotrim de Figueiredo será um dos oito vice-presidentes do Renovar a Europa, a bancada liberal do PE, que agora tem 75 membros incluindo dois portugueses.

Numa publicação na rede social Twitter, a Iniciativa Liberal anunciou que “João Cotrim Figueiredo foi hoje eleito vice-presidente do grupo parlamentar dos liberais europeus”, ao obter 48 votos em 71.

A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte dos liberais europeus,

João Cotrim de Figueiredo chegou a apresentar a sua candidatura à presidência do Renovar a Europa, mas quatro horas depois retirou-se após “discussões francas e frutíferas” com a presidente do grupo político, a eurodeputada francesa Valérie Hayer.

"Enormíssimo desafio" combater a extrema-direita

Neste dia em que foi eleita vice-presidente da bancada Socialista e democrata no Parlamento Europeu, Ana Catarina Mendes admite à Renascença que vai ter um mandato recheado de desafios: sejam as negociações para o alargamento da União, sejam as guerras que se vivem na Ucrânia e no Médio Oriente.

Desafiante, "um enormíssimo desafio", reconhece, em entrevista à Renascença, será igualmente a nova composição do Parlamento Europeu, que - nunca como agora - recebeu tantos eurodeputados populistas.

A melhor forma de combater o discurso da extrema-direita, será "encontrar as soluções para os problemas das pessoas".

A nova vice-presidente da bancada socialista e democrata na União, reage com "alegria", mas também ainda com cautelas à notícia de que já existirá acordo para que António Costa assuma o cargo de presidente do conselho Europeu. Ana Catarina Mendes considera que é mais prudente "esperar por amanhã à noite".

[Atualizada às 14h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • IBD
    26 jun, 2024 Lisboa 10:47
    Perdem as eleições, mas os tachos, esses, estão seguros. Desde que me conheço como pessoa, sempre fui apoiante do PS, digo-o sem receio, mas de há uns anos a esta parte, sobretudo desde que o PS para ganhar eleições juntou-se à esquerda woke, que mudei, e pelo que tenho visto deste novo elemento, não penso voltar. A esquerda está a dar cabo do PS e ainda não perceberam.

Destaques V+