Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Pedro Nuno Santos insiste em saber se consultora privada teve acesso a dados sensíveis do SNS

02 jun, 2024 - 12:45 • Teresa Almeida , João Malheiro

O líder do PS acusa, ainda, o PSD de não estar a respeitar as orientações da CNE para a campanha eleitoral das Europeias.

A+ / A-

Pedro Nuno Santos voltou ao tema da elaboração do Plano de Emergência do Governo para a Saúde, questionando, de novo, se a consultora privada envolvida no processo teve acesso a dados sensíveis do Serviço Nacional de Saúde.

Para o líder do Partido Socialista há dados sensíveis que podem facilitar a instalação de operadores de saúde privados, o que é um potencial conflito de interesses.

"Nomeadamente, o sistema de informação de doentes por patologias e por região. É informação muito relevante para a organização da oferta de cuidados de saúde. Se teve acesso a bases de dados, a situação tem outra relevância", aponta, ouvido por jornalistas durante uma iniciativa de campanha para as Europeias.

Pedro Nuno Santos indicou também que não ficou esclarecido com o comunicado do Governo, que admite ter recorrido a uma consultora privada, e que rmais dados.

Já sobre o facto da CNE ter avisado o Governo de que não pode usar meios do executivo para ações de campanha nas redes sociais, Pedro Nuno Santo diz que o executivo de Luis Montenegro não está a cumprir as orientações.

"Temos um Governo em campanha e com grande sentimento de impunidade. Há regras mínimas que devem ser cumpridas. Não é aceitável e não é forma de cuidarmos da nossa Democracia", critica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    02 jun, 2024 Leiria 19:09
    Boa tarde. Uma pergunta; quando é que PNS se começa a preocupar com a saúde e bem estar dos Portugueses ?

Destaques V+