Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

"Isto É a Gozar Com Quem Trabalha"

RAP não ouviu Chega e CNE insta SIC a tratar partidos de forma igual

13 mai, 2024 - 12:15 • Lusa

"Isto é a Gozar Com Quem Trabalha" na origem de participações de cidadãos, que invocam que nenhum representante do Chega foi convidado para o programa.

A+ / A-

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) instou a SIC a assegurar que a sua programação, incluindo os programas humorísticos, dê o mesmo tratamento às candidaturas eleitorais ou que compense noutro programa um eventual desequilíbrio, após queixas de exclusão do Chega.

A CNE recebeu três participações, de cidadãos, contra a SIC por considerarem ter sido dado um "tratamento jornalístico discriminatório em período eleitoral [últimas eleições legislativas] (...), invocando que nenhum representante do partido Chega foi convidado para o programa "Isto é gozar com quem trabalha"" ao contrário do que sucedeu com outras candidaturas com representação parlamentar.

Na deliberação a que a Lusa teve acesso, a CNE delibera instar a SIC a assegurar que a sua programação, "considerada no seu todo, incluindo programas humorísticos, cumpra o princípio constitucional de igualdade de oportunidades e de tratamento das candidaturas" e, por outro lado, citando uma deliberação anterior da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) ""compense, na restante programação, os desequilíbrios gerados pelo programa participado, assegurando o pluralismo político-partidário nas suas emissões"".

Ouvida pela CNE, o canal televisivo refere que as participações recebidas pela comissão "têm um conteúdo ofensivo da imagem da SIC e dos seus profissionais, bem como um caráter persecutório", realçando que o programa em questão é de humor, "tratando-se do género de entretenimento e não do género informativo".

A SIC recorda uma deliberação da ERC onde defendia que "os programas de humor estão associados a um certo nível de transgressão, devendo ser apreciados na perspetiva do exercício da liberdade de expressão e de criação artística. (...)".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    13 mai, 2024 aldeia 14:38
    "Isto é a Gozar Com Quem Trabalha"!.....o RAP teve medo que o André gozasse com ele,pois não tem a inteligência nem os conhecimentos necessários para essa entrevista,apenas graçolas de mau gosto....

Destaques V+