Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Europeias

Marcelo vai optar pelo voto antecipado e aconselha portugueses a fazer o mesmo

05 mai, 2024 - 16:45 • Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que "é possível que muitos" portugueses "tenham a vida programada" para o fim de semana das eleições europeias e, assim, será "mais difícil" que possam votar no dia 9 de junho.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este domingo que vai votar antecipadamente nas eleições europeias de 9 de junho e aconselhou "muitos portugueses" a fazê-lo, por o ato eleitoral acontecer num fim de semana prolongado.

"Aproveito para dizer que vou exercer o voto antecipado uma semana antes e que aconselharia muito a que muitos portugueses o fizessem porque há aquela "ponte" no dia 9", afirmou o Chefe de Estado aos jornalistas, em Beja.

À margem da visita que está a realizar esta tarde à feira agropecuária Ovibeja, que termina hoje naquela cidade alentejana, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu que "é possível que muitos" portugueses "tenham a vida programada" para o fim de semana das eleições europeias e, assim, será "mais difícil" que possam votar no dia 09 de junho.

Por isso, como as eleições se realizam nesse domingo e, no dia seguinte, 10 de junho (segunda-feira), é o feriado que assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o voto antecipado é a solução recomendada pelo Presidente.

Marcelo Rebelo de Sousa deixou estes conselhos quando se encontrou com o cabeça de lista da AD às europeias, Sebastião Bugalho, que, acompanhado da respetiva comitiva, também visitou hoje a feira e foi ao encontro do Chefe de Estado.

Ao cumprimentarem-se, Marcelo Rebelo de Sousa disse a Sebastião Bugalho já saber que "estava a entrar" na feira "pela porta principal", mas que, ao invés dele, "modestamente" optou por "entrar pelos restaurantes", ou seja, por outra entrada do certame.

Questionado pelos jornalistas sobre se quis despistar o cabeça de lista da AD, o Presidente da República foi curto e direto: "Não, eu quis ir diretamente à comida".

Marcelo Rebelo de Sousa disse também ter sido informado de que, nessa altura, "outra candidata" estava na feira, aludindo, sem dizer o nome, a Marta Temido, cabeça de lista do PS, que também visitou a Ovibeja, acompanhada de outros candidatos do partido às europeias.

"Está a ver? Encontram-se aqui em pleno ambiente da Ovibeja. A ovibeja é muito importante", realçou o Presidente da República.

Ainda durante o encontro com Sebastião Bugalho, Marcelo Rebelo de Sousa foi questionado pelos jornalistas sobre se considera que a AD tem um bom candidato, mas argumentou não poder "formular juízos por duas razões".

"Em primeiro lugar, porque não posso estar a formular opiniões sobre candidatos", sustentou Marcelo, referindo só ter "um voto" e que é aquele vai exercer de forma antecipada.

E apontou ainda uma "segunda razão" para não opinar sobre a candidatura de Sebastião Bugalho às eleições europeias: "Eu conheço-o há muito tempo e sou suspeito, porque conheço-o e gosto dele, portanto, tudo o que dissesse era suspeito. Para não ser suspeito, prefiro não ter opinião".

Já o cabeça de lista da AD, a quem o PR endereçou votos de "boa sorte", disse desejar ter "a energia" de Marcelo Rebelo de Sousa, porque lhe daria "muito jeito para esta campanha eleitoral", e realçou aos jornalistas o "claro apelo ao voto" nas europeias, sobretudo "ao voto antecipado", deixado pelo Chefe de Estado, considerando "muito importante" que os portugueses participem neste ato eleitoral.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+