Tempo
|
A+ / A-

Caso recuperação do computador

Mendonça Mendes contraria Galamba: garante que não aconselhou reporte ao SIS

06 jun, 2023 - 15:18 • Tomás Anjinho Chagas

Secretário de Estado do primeiro-ministro viu-se envolvido por João Galamba no caso da recuperação do computador por parte do SIS. Agora, confirma que falaram mas contradiz o ministro das Infraestruturas ao garantir que não foi ele a aconselhar a reportar caso às secretas.

A+ / A-

O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro confirma que falou com o ministro das Infraestruturas, João Galamba, mas garante que ninguém do Governo teve influência na forma como os serviços secretos agiram na recuperação do ex-adjunto de Galamba, Frederico Pinheiro.

"Sim, o sr. ministro ligou-me. Sim, eu atendi a chamada. Sim, o sr. ministro relatou-me os acontecimentos do ministério das Infraestruturas e estava muito preocupado com a informação classificada que estava no computador e com as entidades a quem tal facto deveria ser reportado. Não, o reporte aos Serviços de Informação da República não decorreu nem de nenhuma sugestão, orientação ou indicação da minha parte. Nem da parte de nenhum membro do Governo", garante António Mendonça Mendes.

A versão colide com as declarações de João Galamba no Parlamento, quando o ministro das Infraestruturas garantiu perante a Comissão Parlamentar de Inquérito que tinha sido o gabinete do primeiro-ministro a aconselhá-lo a contactar os serviços secretos, na sequência do alegado "roubo" do computador de Frederico Pinheiro, ex-adjunto de Galamba.

OuvirPausa
0:00 / 0:00

Mendonça Mendes foi envolvido na polémica depois de o Ministro das Infraestruturas, João Galamba, ter afirmado que foi o secretário de Estado do primeiro-ministro que o aconselhou a contactar o SIS, no dia 26 de abril, para que o computador de Frederico Pinheiro fosse recuperado.

O secretário de Estado do primeiro-ministro assegurou novamente que o SIS não foi informado por ordem do Governo: "Não existe nenhum nexo de causalidade entre qualquer contacto meu, ou de qualquer membro do Governo, e a decisão de reporte ao SIRP daquilo que foi um evento de quebra de segurança de informação classificada", afirma Mendonça Mendes perante os deputados.

O membro do gabinete do primeiro-ministro está a ser ouvido na tarde desta terça-feira no Parlamento, depois de a Iniciativa Liberal exercer o direito potestativo e obrigar Mendonça Mendes a esclarecer tudo na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

[em atualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+