Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Informação que nos foi sempre transmitida é que Alexandra Reis renunciou"

30 mai, 2023 - 17:56 • Manuela Pires , com Ricardo Vieira

Declarações de Miguel Cruz, ex-secretário de Estado do Tesouro, na comissão parlamentar de inquérito à gestão da companhia aérea.

A+ / A-

“A informação que foi sempre transmitida é que Alexandra Reis renunciou” ao cargo de administradora da TAP, afirma Miguel Cruz, ex-secretário de Estado do Tesouro, na comissão parlamentar de inquérito à gestão da companhia aérea.

Alexandra Reis recebeu uma indemnização de meio milhão de euros, mas Miguel Cruz, que tinha a tutela financeira da TAP, diz que corria a informação de que a ex-gestora tinha renunciado.

“A informação que nos foi sempre transmitida e que é pública, é a informação de que a engenheira Alexandra Reis renunciou”, declarou o ex-secretário de Estado do Tesouro, que esteve no governo entre junho de 2020 e março de 2022.

“Eu devo aliás dizer que a engenheira Alexandra Reis - e penso que ela o disse aqui - me mandou uma mensagem ou me tentou ligar logo a seguir à sua saída, eu falei com ela e nunca outra questão que não a da renúncia foi colocada em cima da mesa”, adianta.

De acordo com Miguel Cruz, “a anunciada renúncia de Alexandra Reis vem na sequência da renúncia de dois outros elementos do conselho de administração e, portanto, estava dentro do mesmo padrão”.

O caso da indemnização levou à demissão de Alexandra Reis de secretária de Estado do Tesouro e do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos.

Questionado pelo PSD sobre a saída de Alexandra Reis da TAP, Miguel Cruz disse que, apesar de ter a tutela financeira da TAP, só soube da indemnização, o ano passado, quando a noticia foi revelada pelos jornais.

Miguel Cruz acrescentou que, quando há uma alteração dos acionistas em dezembro de 2021 e Alexandra Reis envia o mail ao governo a colocar o lugar à disposição, lembra-se de ter comentado o caso com o então ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, e que ambos disseram que não havia qualquer interesse em que Alexandra Reis saísse da administração da TAP.

Um dos motivos apontados para a saída de Alexandra Reis era a incompatibilidade com a CEO da TAP, Christine Oumières-Widener. Miguel Cruz diz que as duas administradoras tinham posições muito fortes, mas garante que a relação entre as duas era uma boa relação.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+