Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD retira confiança a Pinto Moreira e abre inquérito a escolhas autárquicas

29 mai, 2023 - 18:20 • Ricardo Vieira

Luís Montenegro avança que o PSD vai avançar com um inquérito interno no âmbito da Operação Tutti Frutti, relacionada com a Câmara de Lisboa.

A+ / A-

O PSD retira a confiança política ao deputado Joaquim Pinto Moreira, mas sem passar a deputado não inscrito, anunciou esta segunda-feira o líder do partido, Luís Montenegro.

"A direção do PSD decidiu, sob proposta minha, retirar a confiança política ao deputado Pinto Moreira, eximindo-o a representar o grupo parlamentar do PSD nos trabalhos parlamentares. Esta é uma decisão pura e simplesmente política", declarou Luís Montenegro, em conferência de imprensa, na sede do PSD, em Lisboa, no final da comissão permanente do partido.

Montenegro retira a confiança política a Joaquim Pinto Moreira, porque o deputado anunciou o regresso ao Parlamento sem concertar a decisão com o partido.

"A nossa decisão não se trata de qualquer componente da investigação criminal ou da relação pessoal entre o presidente do PSD e o deputado em questão. Trata-se apenas de uma análise política. Houve uma decisão que foi conjunta e concertada de suspensão do mandato. É nosso entendimento que a retoma do mandato devia obedecer ao mesmo princípio. Não tendo acontecido, quebrou-se esta confiança para que o deputado possa expressar a vontade política do grupo parlamentar do PSD", afirmou o líder social-democrata.

Na semana passada, Joaquim Pinto Moreira informou o Parlamento que pretende retomar o seu mandato de deputado, suspenso desde 29 de março a seu pedido depois de ter sido constituído arguido no âmbito da Operação Vórtex.

A direção do PSD foi apanhada de surpresa pelo pedido do deputado social-democrata. "Não houve qualquer articulação prévia com a direção do partido", disse fonte próxima do presidente do PSD à agência Lusa.

"Tutti Frutti" motiva inquérito interno

O PSD também vai avançar com um inquérito interno no âmbito da Operação Tutti Frutti, relacionada com a Câmara de Lisboa.

“A Comissão Permanente decidiu, sob proposta do presidente, solicitar ao Conselho de Jurisdição a abertura de um inquérito de processo de sindicância interna sobre os termos em que foram escolhidos os candidatos autárquicos em Lisboa em 2017”, anunciou Luís Montenegro.

O presidente social-democrata repudia a possibilidade de o PSD ter tido candidatos à autarquia de Lisboa combinados com o Partido Socialista.

O líder do PSD reclamada celeridade às autoridades judiciais na investigação da Operação Tutti Frutti.

"Não pactuaremos com qualquer tipo de corrupção democrática e seremos intransigentes com o respeito pela lei e pela ética política", sublinhou.

Em terceiro lugar, também foi decidido, no âmbito da revisão dos estatutos e dos regulamentos internos, que seja criado um "código ético para dirigentes e representantes partidários, de onde constem deveres e obrigações cuja violação acarreta responsabilidade política e disciplinar".

Montenegro também defende que "a capacidade eleitoral ativa interna não dependa do pagamento das últimas duas quotas vencidas".

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+