Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Luís Montenegro

"Perder as Europeias por dois ou três pontos não é um mau resultado"

29 mai, 2023 - 23:04 • Manuela Pires

Em entrevista à RTP, o líder do PSD anunciou que o partido vai apresentar nos próximos dias um requerimento com perguntas ao primeiro-ministro sobre a atuação do SIS na recuperação do computador de Frederico Pinheiro.

A+ / A-

O presidente do PSD, Luis Montenegro, garante que um mau resultado nas eleições Europeias do próximo ano não vai determinar a sua saída da liderança, considerando mesmo que perder por dois ou três pontos percentuais não é um mau resultado.

Em entrevista à RTP, esta segunda-feira, o líder do PSD, que venceu as eleições no partido há precisamente um ano, apontou sempre a vitória nas europeias como o objetivo do seu mandato, e disse que iria avaliar, em função dos resultados se tinha ou não condições para continuar.

“O PSD perdeu as últimas eleições europeias por 12 pontos percentuais, se o PSD ficar a dois ou três pontos, acha que é mau resultado? Eu Não acho. Mas não é esse resultado que eu quero. As europeias são para ganhar”, disse Luis Montenegro.

O líder do PSD disse que está a trabalhar para vencer as europeias, mas também as regionais da Madeira e reiterou que uma derrota não quer significar abandonar a liderança.

“Eu, se tiver a convição de que estou no caminho certo e que vamos alcançar o objetivo de chegar ao governo, qualquer que seja o resultado, eu continuarei à frente do Partido Social Democrata, mesmo que seja uma derrota, mas desde que a avaliação seja de molde a poder concluir de que estamos no bom caminho para ser governo”, garantiu o líder do PSD.

Na entrevista que assinalou um ano de mandato à frente do PSD, Luis Montenegro foi ainda questionado para clarificar a posição relativamente a acordos com o Chega. Montenegro mantém tabu, não diz o nome do partido de André Ventura, assegura que mantém a estratégia traçada.

“Fui muito mais claro sobre isso. Eu não tenho nenhum problema em mencionar esse partido, eu tenho é a minha estratégia política e eleitoral e vou segui-la e já disse o que está excluído do meu projeto político”, respondeu Montenegro, justificando “que não há eleições amanhã”.

PSD faz perguntas a Costa sobre o SIS

Nesta entrevista à RTP, Luis Montenegro voltou a dizer que é necessário repensar a forma de funcionamento do Conselho de Fiscalização, “eventualmente mexendo na forma como os seus membros são eleitos".

O líder do PSD anunciou que o partido vai entregar um requerimento, nos próximos dias, na assembleia da república com perguntas ao primeiro-ministro sobre a atuação do SIS, na recuperação do computador do ex adjunto de João Galamba.

“Vamos dirigir perguntas diretamente ao primeiro-ministro através de requerimento que amanhã ou, no máximo, quarta-feira, dará entrada na Assembleia da República”, anunciou Luis Montenegro.

Sobre a comissão de inquérito às secretas que vai ser discutida no próximo mês, o líder do PSD não exclui viabilizar a proposta, mas diz que primeiro há outros caminhos a percorrer.

“Temos de esgotar com prudência todas as possibilidades de esclarecimento antes dessa” referiu Luis Montenegro.

Outro tema desta entrevista foi a operação Tutti Frutti e o alegado acordo entre PS e PSD para escolher os candidatos autárquicos em Lisboa nas eleições de 2017. Luis Montenegro diz que “não convive bem com a dúvida da autenticidade do processo eleitoral" e daí ter decidido avançar para um inquérito interno sobre este caso.

“O meu partido não vai escolher candidatos em conluio com outros partidos, tenho de ter a certeza absoluta de que este processo não teve este enquadramento, e acho que o PS devia fazer o mesmo”, afirmou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    31 mai, 2023 Lisboa 10:07
    Com este líder à frente do PSD, se alguém pensa que as próximas legislativas irão ser favas contadas, tire o cavalinho da chuva. Foge de Eleições Legislativas antecipadas como o Diabo da Cruz, pois adivinha uma nova derrota. A um ano de distância das Europeias, em vez de falar e lutar pela "Vitória", admite "perder por poucos", e no resto a oposição do PSD ao governo tem sido fraquíssima - melhor está o Chega! - sem apresentação de quaisquer alternativas ou de um programa claro, e sem dizer ao que vem o PSD. E por muito que Cavaco Silva empurre, percebe-se demasiado bem que Montenegro não dá mais do que isto. Essa conversa de “que está a chegar a vez” do PSD, sem que o partido faça alguma coisa clara por isso, é uma infantilidade que não engana quem tenha 2 dedos de testa, e que vai custar caro ao PSD - as pessoas já não vão em "cantos de sereia" sem correspondente prático para mais quando quase 40% da população depende dos dinheiros do Estado e António Costa se prepara para "abrir a torneira de benesses" na véspera de Eleições. Não sei, não ... Mas aposto que são cada vez mais as pessoas do PSD que se convencem que Luís Montenegro é outro erro de casting ...

Destaques V+