Tempo
|
A+ / A-

João Galamba: "Gabinete do primeiro-ministro disse para contactar SIS"

18 mai, 2023 - 23:00 • Ricardo Vieira

Ministro das Infraestruturas presta esclarecimentos na comissão parlamentar de inquérito à TAP.

A+ / A-

"O gabinete do primeiro-ministro disse para contactar o SIS", mas a chefe de gabinete de João Galamba já o tinha feito, afirmou esta quinta-feira o ministro das Infraestruturas na comissão parlamentar de inquérito à gestão da TAP.

Em resposta ao deputado da Iniciativa Liberal, Bernardo Blanco, o ministro das Infraestruturas revelou que o gabinete do primeiro-ministro o aconselhou a contactar o SIS depois do alegado “roubo” do computador com informação classificada por parte do ex-adjunto, Frederico Pinheiro.

Questionado exatamente sobre quem é que o aconselhou a falar com as secretas dentro do gabinete de António Costa, João Galamba confirmou que foi o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes.

O ministro sublinha que, entretanto, o SIS já tinha sido contactado pela sua chefe de gabinete, Eugénia Correia.

"Terem-me dito que era importante reportar ao SIS não é o que levou a que o SIS fosse contactado, porque quando transmiti isso à minha chefe de gabinete percebi que isso já tinha acontecido. Num certo sentido, o que aconteceu foi: 'ainda bem que fizeste aquilo que agora me disseram que era importante fazer'", disse João Galamba aos deputados.

Galamba diz que Frederico Pinheiro ia ao Ministério a "horas impróprias"
Galamba diz que Frederico Pinheiro ia ao Ministério a "horas impróprias"

Sobre os incidentes no Ministério das Infraestruturas, entre o ex-adjunto Frederico Pinheiro e cinco membros do gabinete, João Galamba disse aos deputados que falou com o ministro da Administração Interna e com a ministra da Justiça.

João Galamba falou com José Luís Carneiro para contactar o diretor nacional da PSP sobre o caso e também ligou a Catarina Sarmento e Castro para acionar a Polícia Judiciária, mas não se recorda se falou "sobre o SIS ou SIRP".

"A conversa com a ministra da Justiça não tem nada a ver com o SIS. Não lhe sei dizer: 'olhe, entretanto parece que é preciso comunicar...' Não me lembro se disse isso, mas é irrelevante, porque o meu objetivo e a única coisa que a ministra da Justiça fez foi pôr-me em contacto com a Polícia Judiciária", argumentou.

João Galamba diz que não foi ele que contactou as secretas para tentar recuperar um computador levado por Frederico Pinheiro, mas sim a sua chefe de gabinete, Eugénia Correia.

"Eu contactei com a PSP e a PJ e a minha chefe de gabinete com o SIRP", adiantou o ministro.

[notícia atualizada]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+