Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Galamba e as críticas de Marcelo. “Valorizo a confiança do primeiro-ministro”

19 mai, 2023 - 02:05 • Ricardo Vieira

Ministro das Infraestruturas foi esta quinta-feira prestar esclarecimentos à comissão parlamentar de inquérito à gestão da TAP.

A+ / A-

“Valorizo a confiança do primeiro-ministro”, disse o ministro das Infraestruturas, João Galamba, após ser confrontado com as críticas do Presidente da República, que defendeu a sua demissão.

Na longa audição na comissão parlamentar de inquérito à gestão da CPI, que começou na quinta-feira e terminou já de madrugada, João Galamba foi questionado pelo deputado Paulo Moniz, do PSD.

“Como acorda todos os dias bem depois do que o senhor Presidente da República disse? Sente-se legitimado?”, perguntou Paulo Moniz.

Na resposta, o ministro das Infraestruturas garante que acorda “todos os dias com sentimento de dever e obrigação de cumprir o meu trabalho”.

João Galamba diz que está no Governo com “orgulho, sentido de dever” e espera que com “competência”.

“É assim que eu acordo todos os dias e faço o meu trabalho. E acredite, senhor deputado, aquilo que eu valorizo é a confiança do senhor primeiro-ministro, a capacidade de eu executar o meu trabalho que tenho, acredite, e o trabalho que executo . É só isso e mais nada que valorizo e que me dá ou tira noites de sono. Mais nada. Mesmo mais nada”, sublinhou.

A 4 de maio, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu a exoneração de João Galamba, mas anunciou ao país que não ia dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas.

"Como pode esse ministro não ser responsável por situações bizarras e deploráveis" como as que foram relatadas até agora? "Responsabilidade é pagar por aquilo que se faz", respondeu o Presidente da República, adiantando que "foi por tudo isto que entendi que o ministro das Infraestruturas devia ter sido exonerado".

A declaração do Presidente aconteceu depois do ministro ter apresentado a demissão e do primeiro-ministro, António Costa, a ter rejeitado.

O primeiro-ministro pediu, a 2 de maio, desculpa aos portugueses pelo "incidente deplorável ocorrido no Ministério das Infraestruturas", mas segurou João Galamba.

O pedido de demissão "é um gesto nobre, mas que eu não posso em consciência aceitar", anunciou António Costa, referindo que considera que não lhe é "imputável pessoalmente qualquer falha" e que, por isso, assume responsabilidade pela decisão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+