Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Galamba nega pressão sobre comissão de vencimentos da TAP

18 mai, 2023 - 18:29 • Ricardo Vieira

Ministro das Infraestruturas presta esclarecimentos na comissão parlamentar de inquérito.

A+ / A-

O ministro das Infraestruturas nega pressões sobre a comissão de vencimentos da TAP. João Galamba reage assim à demissão do presidente daquela comissão, Tiago Aires Mateus.

“Nego categoricamente que tenha havido qualquer pressão do Ministério das Infraestruturas”, declarou João Galamba na comissão parlamentar de inquérito à gestão da TAP. A revista Sábado adianta que Tiago Aires Mateus saiu devido a tensões geradas pelo vencimento do novo CEO, Luís Rodrigues.

"Penso que a demissão foi esta madrugada, por email às 3h00 da manhã. Falámos com a TAP. O Ministério das Finanças e Infraestruturas analisarão a situação e tomaremos medidas para repor o quórum", adiantou o ministro.

O ministro das infraestruturas adiantou também que o vencimento acordado com o novo presidente do Conselho de Administração e da Comissão Executiva da TAP é igual ao da antecessora, mas sem direito a bónus, referindo que a Comissão de Vencimentos liderada por Tiago Aires Mateis tinha já fixado o salário da anterior CEO.

“Qualquer problema que poderá ter havido a seguir, tenho de me inteirar dos factos”, sublinhou o ministro, que disse ter tido conhecimento da questão muito recentemente e que em nenhuma circunstância houve, “sob que forma seja, tentativas de pressão sobre o presidente da Comissão de Vencimentos”.

A Sábado noticiou que o presidente da Comissão de Vencimentos da TAP, Tiago Aires Mateus, apresentou hoje sua demissão, alegadamente devido a discordâncias sobre o salário do novo presidente executivo da companhia aérea, Luís Rodrigues, que estará fixado em 420.000 euros brutos anuais, sem prémios.

O mesmo órgão de comunicação adiantou que Tiago Aires Mateus terá sido, alegadamente, pressionado pelo Ministério das Infraestruturas, para alterar o parecer que fixa a remuneração de Luís Rodrigues, depois de o novo presidente ter mostrado descontentamento com o vencimento inferior ao da antecessora, Christine Ourmières-Widener.

Na comissão parlamentar de inquérito, João Galamba também garantiu que não mentiu, nem omitiu ao país a reunião preparatória com a ex-CEO da TAP no Parlamento.

“Eu não menti ao país”, garantiu o ministro das Infraestruturas, João Galamba, que remeteu para o comunicado enviado pelo ministério em que deu conta dessas reuniões preparatórias. “Julgo que também já participou nestas reuniões. Estas reuniões sempre aconteceram, são perfeitamente normais”, desvalorizou Galamba.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+