Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo só recorreu a apoio jurídico depois de demitir CEO da TAP

27 abr, 2023 - 17:29 • Manuela Pires

Os deputados da comissão de inquérito à TAP estão a consultar desde esta manhã os documentos enviados ao Parlamento pelo Governo e por outras entidades, nomeadamente a agência de viagens que trabalha com a Presidência da República.

A+ / A-

O Governo só recorreu ao apoio jurídico do Estado no dia seguinte à conferência de imprensa em que foi demitida a CEO da TAP e o presidente do conselho de administração.

A revelação foi feita esta quinta-feira por Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda (BE), que já consultou os documentos enviados pelo Governo e que estão guardados na chamada “sala secreta”.

“Convocar o departamento jurídico do Governo para apoiar esta decisão, parece-nos ser um método correto, mas há um problema, é que ele foi iniciado no dia a seguir à conferência de imprensa em que é demitida a CEO e o chairman da TAP e, portanto, isto nada diz sobre a robustez do parecer escrito, ou melhor, do parecer, não da decisão que dá origem à demissão”, revelou Mariana Mortágua.

Em declarações aos jornalistas, nos Passos Perdidos, Mariana Mortágua revela ainda que a Presidência da República foi informada sobre as diligências e o pedido da agência de viagens para alteração de um voo de Moçambique para permitir que o Presidente da República chegasse mais cedo a Portugal.

“A troca de emails confirma que a iniciativa de pedido de alteração do voo partiu da agência de viagens, mas que nesse mesmo dia a agência de viagens deu conta dessas diligências ao gabinete da Presidência e, portanto, há um e-mail em que é informado o gabinete da Presidência de que foi contactada a administração da TAP para aferir da possibilidade de alteração do voo, uma vez que tal já tinha acontecido no passado. Não temos nenhuma outra evidência de contactos subsequentes acerca desta matéria”, disse a deputada bloquista.

Desde esta manhã que os deputados estão a consultar os documentos enviados pelo governo e por outras entidades.

A deputada do Bloco disse ainda aos jornalistas que, dos documentos enviados, não se consegue provar que a reunião da CEO com assessores do Governo e um deputado socialista, Carlos Pereira, para preparar uma audição, tenha sido a pedido da própria CEO, mas, de forma indireta. Poderá ser essa a conclusão, já que há uma mensagem de WhatsApp do ministro João Galamba onde o ministro escreve isso mesmo a um assessor.

“Há um WhatsApp, em que o Ministro João Galamba pergunta a um adjunto seu se a CEO pode participar dizendo que tinha pedido para participar nessa reunião, não temos evidência do pedido da CEO. Temos apenas evidência do pedido do Ministro João Galamba para a CEO participar, tendo ela pedido essa participação”, conclui Mariana Mortágua.

[notícia atualizada]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    28 abr, 2023 Trofa 07:32
    Já deveria ter sido dissolvido, este governo de Costa, será mesmo o pior governo desde 25 de abril. Isto esta pior que no tempo do Sócrates, outro governo PS, para quem não se lembra.

Destaques V+