Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cinco décadas de democracia em Portugal. “Ponto mais negativo é a falta de participação da sociedade civil"

24 abr, 2023 - 16:39 • José Pedro Frazão

Num olhar sobre o estado da democracia em Portugal, António Lobo Xavier, Helena Roseta e Pedro Magalhães analisam os problemas de participação cívica e política em Portugal. A antiga autarca e deputada argumenta que a emergência das redes sociais é outro fator que não favorece a discussão e a participação da sociedade civil. Argumentos esgrimidos no programa “Da Capa à Contracapa” num momento em que é lançada a versão portuguesa do “Oxford Handbook of Portuguese Politics”, editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos e pela Tinta-da-China.

A+ / A-
“Ponto mais negativo é a falta de participação da sociedade civil"
“Ponto mais negativo é a falta de participação da sociedade civil"

O que se passa com a sociedade civil em Portugal? Helena Roseta reconhece que esta “não é vibrante”. Pedro Magalhães lembra que a participação depende muito de níveis de instrução. Lobo Xavier diz que a fraca mobiliação dos cidadãos é a maior falha da democracia portuguesa, com exceção da área social. No programa “Da Capa à Contracapa” da Renascença em parceria com a Fundação Francisco Manuel do Santos, a questão emergiu na reflexão sobre a democracia em Portugal.

“Há muitas oportunidades de inovação democrática, muitas oportunidades de criar formas através das quais as pessoas estejam mais diretamente envolvidas nas decisões”, afirma Pedro Magalhães, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, que considera que este é um “caminho bom” para o Estado central, impedindo a adoção de medidas e políticas “cegas e sem grande granularidade”. O politólogo avisa, contudo, que “para participar é preciso ter recursos cognitivos, informação, tempo”. Por outro lado, os estudos mostram um aumento “bastante sustentado” de tipos de participação como protestos, petições.

Pedro Magalhães assinala ainda que os níveis de participação dos jovens estão em linha com a média europeia, embora este grupo social participe menos em todas as democracias de todo o mundo. No domínio da participação eleitoral, adianta Magalhães, a diferença entre os mais velhos e os mais jovens diminuiu nas últimas eleições. O especialista considera que isto relaciona-se com a “diversificação da oferta política” e a capacidade que novos partidos tiveram para atrair os mais jovens. “A questão fundamental para mim não é tanto se a participação aumenta ou diminui. É saber se aqueles que participam são muito diferentes dos que não participam, se aqueles que exprimem a sua voz são muito diferentes daqueles que estão em silêncio”, alerta o investigador do Instituto de Ciências Sociais.

Podemos pagar as nossas ambições sociais?

António Lobo Xavier acredita que a atividade de instituições e cidadãos na área social constitui uma exceção à regra de fraca mobilização cívica em Portugal. “O ponto mais negativo da democracia portuguesa é uma falta de participação e de sociedade civil. Do ponto de vista formal, do número de associações, vamos muito além de Espanha, mas depois isso não se traduz em quase nada, exceto no plano social”, afirma o comentador político.

O investimento de Portugal na dimensão social da sua democracia é elogiado pelo antigo deputado do CDS. “Peguem nos índices de sustentabilidade na Europa da Pordata. Portugal está muito à frente nesses indicadores relativamente a muitos outros países e não apenas os do antigo leste europeu. Alguns dos países ricos da Europa estão em atraso em vários indicadores de sustentabilidade”, salienta este membro do Conselho de Estado que considera que a insatisfação dos portugueses com as conquistas sociais da Democracia é “criativa”.

No entanto, Lobo Xavier coloca dúvidas sobre a compatibilização entre realizações sociais importantes e indicadores como o nível da dívida pública. “Interrogo-me, não numa perspetiva liberal ou economicista, se não temos uma ambição social maior do que as nossas capacidades. O resultado, para os frágeis, foi bom. Mas do ponto de vista da sustentabilidade, quando olhamos para doentes, hospitais, serviços públicos, ensino público, tenho dúvidas que isto esteja em bom estado”, argumenta Lobo Xavier.

O “like” é quem mais ordena?

Helena Roseta recupera a sua experiência de liderança do projeto “Bairros Saudáveis” para sustentar que é possível direcionar as políticas públicas para outros caminhos se a “energia” da sociedade civil for aproveitada.

“A sociedade civil em Portugal não é vibrante. Está muito pulverizada, existe uma energia disponível e o Estado não é capaz de a mobilizar. Esta cultura da administração pública portuguesa é tão opaca, tão difícil de lá chegar, que tem inúmeras consequências, para além da corrupção e outras, como a de dificultar a participação. As pessoas querem participar, mas não sabem como”, afirma a antiga vereadora da Câmara Municipal de Lisboa.

A antiga presidente da Assembleia Municipal de Lisboa assinala ainda o peso das novas tecnologias de informação e da emergência das redes sociais nos processos participativos. Para Roseta, “isto muda tudo”, com a predominância de formas “mais directas e imediatas” de participação, baseadas na manifestação de emoções através da Internet.

“Não é por fazerem qualquer processo de investigação, nem terem que ir trabalhar para coisa nenhuma, nem disporem de tempo. É muito simples: põem lá um coraçãozinho ou o contrário e isto altera as condições da participação. Porque a participação normalmente exige discussão entre parceiros. E aqui não há nenhuma. Cada um diz a sua emoção. Quem ganha é quem põe lá mais likes”, remata Helena Roseta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anastácio José Marti
    26 abr, 2023 Lisboa 13:25
    Que crédito pode a população civil dar a um sistema cujos políticos que o montaram e mantêm, continuam sem respeitarem a população mais vulnerável como são os DEFICIENTES, ao ponto de manterem na Administração Pública, pelo menos um DEFICIENTE, LICENCIADO, a quem ainda hoje impedem de se realizar profissionalmente e de evoluir profissionalmente, impedindo-o de ingressar na carreira de Técnico Superior? Como pode este concidadão e vários outros em situações semelhantes, terem vontade em participar seja no que for de um sistema que lhes continua a impedir a sua realização profissional, com todas as consequências que isso tem ao ível da saúde, económico financeira e profissional? Por estas e outras razões, antes de concluirmos pela falta de participação civil na democracia, era conveniente conhecerem as causas que levam a esta não participação, uma vez que os políticos, apenas e só conhecem esta população vulnerável e outra, quando dos votos precisa e nunca para resolver construtiva, humana, moral e intelectualmente honesta, os problemas com que esta franja da população se debate há vários anos numa suposta sociedade que continua a permitir impunemente estas vergonhosas realidades que só a desqualificam e em nada abonam em prol do sistema, da sociedade e do país que alguns dizem ser sem provarem que realmente o é, enquanto estas realidades se passarem no seu interior. Até quando portugueses e portuguesas?

Destaques V+