Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Costa escuta, a escola está em luta". Milhares de pessoas em protesto no Porto

23 abr, 2023 - 14:34 • Lusa

Ao som de apitos e com cravos vermelhos, a marcha de protesto junta professores e profissionais de outros setores e irá ao encontro de António Costa.

A+ / A-

Com apitos e cravos e a gritar "demissão", milhares de pessoas, na maioria professores, concentraram-se este domingo na rotunda da Boavista, no Porto, num protesto que irá ao encontro de António Costa, no Palácio de Cristal.

"Este protesto é de todos. Partiu da sociedade civil e todos foram convidados. Não estamos em representação de sindicatos", disse à agência Lusa o representante do movimento "Todos por Portugal", Joaquim Sampaio.

A marcha de protesto que junta professores e profissionais de outros setores, seguirá em direção ao Palácio de Cristal onde esta tarde está prevista a chegada do secretário-geral do PS e primeiro-ministro de Portugal, António Costa, para uma iniciativa integrada nas comemorações do 50.º aniversário do Partido Socialista português.

Com faixas onde se lê "Senhor Presidente, Socorro" ou "O dinheiro da corrupção resolvia os problemas da educação" e palavras de ordem como "Costa escuta, a escola está em luta", a marcha junta manifestantes em representação de vários setores.

Predominando as camisolas pretas com as frases "Basta!" ou "Estamos em luta" e os cachecóis de Portugal, ao som de apitos e bombos, e com cravos vermelhos na mão, os manifestes vão seguir pela rua Júlio Dinis até ao Palácio de Cristal.

"Demissão" e "Portugal" são as palavras mais ouvidas junto a um camião que inicialmente foi, disse à Lusa Joaquim Sampaio da organização, "barrado pela PSP graças a pressões externas".

Cerca das 14h00, a agência Lusa contactou o Comando Metropolitano da PSP do Porto que remeteu esclarecimentos para mais tarde.

A concentração, divulgada por um grupo de profissionais de Educação do Norte, "um grupo de professores em protesto contra o Governo", como se intitulam, tem como objetivo chamar a atenção para o "empobrecimento da população".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+