Tempo
|
A+ / A-

reportagem

“Lula no 25 de abril? Não bate certo”

21 abr, 2023 - 07:00 • Isabel Pacheco

Os brasileiros dizem este não é melhor momento para a visita de Lula da Silva. O chefe de Estado do Brasil vai estar quatro dias em Portugal.

A+ / A-

Apesar de o governo português garantir que as declarações de Lula da Silva sobre o conflito na Ucrânia não são um “embaraço” para a visita do Chefe de Estado do Brasil ao nosso país, nem todos os brasileiros concordam.

Eduardo Franco, que há vinte anos escolheu Braga para viver, acredita que este é pior momento para Portugal receber Lula da Silva.

“Não vejo grande motivo para o Lula estar cá agora”, admitiu o imigrante. “Ele está com declarações muito más sobre a União Europeia e os EUA em relação à guerra na Ucrânia. Acho que o Lula está ultrapassado, está velho e “gágá”, rematou.

Em causa estão as declarações do Chefe de Estado brasileiro que, durante a visita à China, atribuiu aos EUA e à União Europeia a responsabilidade pela escalada no conflito na Ucrânia.

Uma posição sobre a guerra assumida por Lula que, para Iraci, dá uma “má imagem” a quem recebe. Por isso, a brasileira que vive em Portugal desde 2015, deixou um conselho a Marcelo Rebelo de Sousa: “Espero que o Presidente da República português não siga os passos de Lula”, admitiu. “Ninguém deve ser a favor de quem é favor da guerra”, rematou.

Opinião semelhante é partilhada por Artur de Góis. O jovem, que há seis anos trocou o Brasil por Braga, recorda as críticas após a visita de Bolsonaro a Moscovo pouco antes do início da invasão.

“É uma hipocrisia por parte da esquerda brasileira para fazer um pronunciamento desse jeito. No ano passado com a visita de Bolsonaro à Rússia, antes da guerra, ele foi altamente criticado. E agora há um ministro da Rússia que está no Brasil para se reunir com ministros brasileiros”, apontou.

Apesar de não ver “com bons olhos” a vista do presidente brasileiro, Artur De Góis reconheceu, no entanto, que “é sempre uma visita de um Chefe de Estado a um país. Tem de sair sempre algo de interessante na parceria entre os dois países”, admitiu.

O presidente do Brasil é recebido numa sessão de boas-vindas na Assembleia da República no dia 25 de abril. Para a Gracinda, imigrante há vinte anos, a escolha da data “não bate certo”.

“Lula no 25 de abril? Não tem nada a ver. Não bate certo. Não serve”, rematou.

Lula da Silva visita Portugal até terça-feira. Segue depois para Espanha. Visitas de o Chefe de Estado brasileiro que tenta assim reconstruir as pontes entre o Brasil e a Europa.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vander S. Cardoso
    22 abr, 2023 Brasil 10:58
    Não precisam devolver ao Brasil esse ser abjeto. Fiquem com ele. Acomodem-no numa cela.
  • Timbo Caspite
    21 abr, 2023 Lisboa 13:31
    Ver Lula cá em Portugal acende um farol ao horizonte. Um farol este que sinaliza que algo não está a correr bem com a sociedade de maneira geral. Os percalços que assistimos com uma espécie de cortina de fumaça não revelam o que realmente se passou nas últimas eleições presidenciais. Urnas adulteradas, corrupção, notícias maquiadas, grande midia fortalecendo apenas um dos lados... Enfim, uma série acções que, no seu somatário, nos mostram que a visita de uma pessoa com este viés sócio-político não é mesmo conveniente. Saúdo com fervor àqueles que se opuseram e se opõe, mesmo que timidamente, que pessoas com este perfil não se aproxime, tão pouco se cogite, um convite para estar cá em Portugal.

Destaques V+