Tempo
|
A+ / A-

Explicador Renascença

Porque é que Marcelo voltou a vetar a Lei da Eutanásia?

19 abr, 2023 - 18:45

O Presidente da República devolve o diploma ao Parlamento e pede aos deputados que o clarifiquem.

A+ / A-
Explicador Renascença da Tarde
Ouça o Explicador Renascença

Marcelo Rebelo de Sousa vetou a nova versão da lei da eutanásia e devolveu o diploma ao Parlamento, sem promulgação.

O Presidente da República devolve o diploma ao Parlamento e pede aos deputados que o clarifiquem.

O Parlamento pode apreciar a questão 15 dias depois de receber a decisão.

O Explicador Renascença aponta o que está em causa.

Quais os argumentos do Presidente?

O Presidente da Republica focou-se apenas no aditamento introduzido nesta última versão, aprovada no Parlamento.

Aquilo que o aditamento diz é que "o doente não pode escolher entre suicídio assistido e eutanásia, pois passa a só poder recorrer à eutanásia quando estiver fisicamente impedido de praticar o suicídio assistido".

Bastou a Marcelo esta passagem do texto para concluir que é preciso clarificar, pelo menos, dois pontos: A quem compete reconhecer e atestar a impossibilidade de praticar o suicídio assistido? E, por outro lado, o presidente diz que é essencial esclarecer a quem caberia supervisionar o suicídio assistido.

Mas serão os deputados obrigados a clarificar esses pontos?

Essa foi uma dúvida que também já colocamos a dois Constitucionalistas, com opiniões diferentes. Teresa Violante considera que se a lei da Eutanásia for aprovada, tal como está, por maioria absoluta, não restará a Marcelo outro remédio,desta vez terá mesmo de a promulgar.

Não é assim que pensa Paulo Otero. Na leitura deste constitucionalista, Marcelo poderá, ainda, desencadear a fiscalização preventiva da constitucionalidade

No entanto, o próprio Marcelo Rebelo de Sousa já veio confirmar que, se o Parlamento voltar a aprovar a lei, "é obrigado a promulgar”.

Quantas vezes é que a Eutanásia já seguiu para promulgação e regressou à base?

É a quarta vez que a Eutanásia “bate na trave”. Umas vezes bateu na trave, porque o Presidente da República teve dúvidas constitucionais e recorreu ao Tribunal Constitucional, sendo que os juízes do Palácio Ratton também consideraram que a lei aprovada pelos deputados não era clara.

Outras, como agora aconteceu, porque as alterações introduzidas pelos deputados, na resposta a dúvidas anteriores, levantaram novas interrogações a Marcelo.

Importa recordar que o chefe de Estado sempre disse, e voltou a dizer na nota da Presidência, que numa matéria tão sensível não podem resultar dúvidas na aplicação da lei.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+