Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Montenegro foi às compras e conclui que os preços não baixaram

18 abr, 2023 - 13:15 • Manuela Pires

Líder do PSD visitou o mercado da Brandoa no dia em que entra em vigor o IVA zero para alguns produtos alimentares. Ficou a saber que em muitos casos os preços subiram ontem o que anula a descida do imposto.

A+ / A-

Ao fim da manhã o mercado da Brandoa está quase vazio. Luis Montenegro e a comitiva do PSD enchem as bancas de legumes e fruta e o líder do PSD quer saber se já se faz sentir no bolso dos clientes a descida do IVA.

A banca do Frederico é a escolhida pelo líder do PSD para comprar os legumes para a sopa. “Uma couve flor, duas courgetes e uma couve lombarda”, pede Luis Montenegro que está a cortar nos hidratos.

Mas esta manhã a notícia é outro corte, do IVA nos bens essenciais, mas na banca do Frederico os preços não baixaram.

“Os preços subiram ontem, as hortaliças, as pêras e as laranjas. Um aumento de 6% não compensa a descida do IVA”, garante o vendedor ao líder do PSD.

É por isso que Luis Montenegro diz que a medida do IVA zero tem um efeito inexistente ou “meramente simbólico” defendendo que a descida do IRS é mais justa.

“Eu defendo como medida fiscal mais eficiente a descida dos impostos sobre os rendimentos do trabalho. Se as pessoas pagarem menos IRS, vão ter mais dinheiro disponível, mais poder de compra”, defendeu.

Ao longo da visita, Luis Montenegro escutou palavras de encorajamento e que era preciso mudar de governo, mas já ao sair do mercado uma senhora foi ter com o líder do PSD para o criticar porque foi o Governo de Pedro Passos Coelho que cortou a pensão do seu marido e ter sido o executivo de António Costa a repor a pensão.

Questionado pelos jornalistas, Luis Montenegro diz que não anda na rua só para ouvir elogios e que está de “cabeça levantada” para responder a dúvidas e desfazer “perceções erradas” sobre o Governo liderado por Passos Coelho.

“Pelo contrário, eu gosto muito de ser confrontado com aquelas que são as perceções erradas que pessoas têm sobre nós, porque é com essa confrontação que consigo explicar o que aconteceu”, respondeu o líder do PSD.

Durante toda a visita Luis Montenegro esteve acompanhado por Susana Garcia, que foi candidata do PSD nas últimas autárquicas e que assumiu posições próximas do Chega.

Questionado se esse não é um sinal contraditório para os eleitores, depois de ter dito não querer apoio de políticos racistas ou populistas. Montenegro respondeu que está ao lado de dirigentes do partido que defendem os valores do PSD.

“Eu estou em casa, só é confuso para quem quer confundir”, disse, salientando que, no mercado da Brandoa, “onde o cidadão comum vem às compras” ninguém lhe perguntou por coligações ou estratégias eleitorais, considerando que isso é apenas preocupação de “um movimento mediático que vive numa bolha” disse Luis Montenegro.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+