Tempo
|
A+ / A-

Oposição reage a nova meta do PIB. "Dentro do mau vai ser um bocadinho melhor”

17 abr, 2023 - 15:08 • Manuela Pires , Isabel Pacheco

​PSD reivindica louros sobre atualização das pensões em 2024.

A+ / A-

O líder parlamentar do PSD fala numa vitória do seu partido no que toca à atualização das pensões em 2024 pelo valor total e sem cortes. Joaquim Miranda Sarmento critica o que diz ser a falta de ambição do Governo nas metas do Programa de Estabilidade.

Joaquim Miranda Sarmento lembra até que, na altura em que o PSD apresentou uma proposta semelhante sobre a atualização das pensões, mas o PS chumbou.

“Foi essa oposição do PSD que permite hoje aos pensionistas terem, aparentemente, uma anunciada vitória, porque esse corte vai ser reposto.”

Sobre o Programa de Estabilidade apresentado esta segunda-feira pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, o líder da bancada parlamentar do PSD diz que há uma falta de ambição do Governo e num crescimento que é “manifestamente pouco”, mesmo com PRR à mistura.

Sobre o desagravamento do IRS, Miranda Sarmento diz que é pouco e fala em propaganda.

“É um Governo que, apesar de continuar a arrecadar cada vez mais impostos, só devolve aos portugueses aquilo que já previa no seu programa eleitoral de dezembro de 2021. É um Governo que coloca o Estado a engordar e devolve aos portugueses um poucochinho desse valor”, declarou o líder parlamentar do PSD.


"Dentro do mau vai ser um bocadinho melhor”

A notícia da revisão em alta do crescimento económico para 1,8%, no final do ano, não é tão boa quanto isso, diz o líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha.

Em declarações à margem de um encontro com a associação empresarial de Braga, Rui Rocha respondeu às previsões com uma metáfora futebolística.

“Uma equipa que estiver a perder 5-0 ao intervalo, se depois em vez de marcar um golo, marcar dois golos é sempre melhor, mas não deixa de perder no final do jogo. É disso que estamos a falar. Não nos peçam para fazer grandes elogios a um Governo que tem estes resultados. Dentro do mau vai ser um bocadinho melhor”, declarou o líder da Iniciativa Liberal.

Governo devia ir mais longe nas pensões, diz PCP

O PCP considera que o Governo devia ir mais longe no que toca às pensões e fazer já este ano um aumento intercalar porque os pensionistas são os que mais sofrem com a inflação.

Em declarações à Renascença, o deputado Duarte Alves diz que o anúncio feito esta segunda-feira é apenas o Governo a cumprir a lei.

O deputado comunista considera ainda que o Governo mantém uma obsessão pelo défice, quando tem folga orçamental para investir na saúde, na educação e na justiça.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+