Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Presidente deve ter a coragem de dissolver Parlamento”, defende eurodeputado

12 abr, 2023 - 16:58 • José Pedro Frazão

No programa “Casa Comum“ da Renascença, o deputado que lidera a delegação do PSD no Parlamento Europeu defende que não é possível fazer pior que o atual Governo, renovando críticas às políticas do Executivo nas áreas da saúde, educação e economia, para além das polémicas em torno da TAP e das diversas demissões no Governo. Em resposta, o socialista Porfírio Silva acusa o PSD de ouvir apenas metade das intervenções do Presidente da República.

A+ / A-

O eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes apela à coragem de Marcelo Rebelo de Sousa para dissolver o Parlamento. Em declarações ao programa “Casa Comum” da Renascença, o chefe da delegação do PSD no Parlamento Europeu defendeu que o Presidente da República não deve valorizar em excesso as sondagens na sua avaliação política.

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta semana que “não há uma alternativa óbvia em termos políticos” ao Governo que , diz o Presidente da República, não se pode escudar apenas na sua maioria absoluta no Parlamento.

“O Presidente da República deve ter a coragem de, se necessário, dissolver a Assembleia da República, independentemente do que os estudos de opinião possam dizer. Neste momento, Portugal só ganhava com um novo Governo, independentemente de quem ganhasse ou do resultado das eleições. Isso significa que há uma alternativa”, responde José Manuel Fernandes às palavras do Chefe de Estado dirigidas ao Governo e à oposição.

O eurodeputado social-democrata argumenta que a questão da TAP mostra “descaramento, mentira e leviandade” por parte de um Governo cuja gestão “não é de longo prazo, mas de sobrevivência política”, criticando o Executivo pelas suas políticas económicas, de saúde e educação. “Pior do que estamos é difícil ficarmos”, remata José Manuel Fernandes que participou esta semana no espaço de debate na Renascença, em parceria com a Euranet- Rede europeia de rádios.

No mesmo programa, o socialista Porfírio Silva acusou o PSD de “surdez seletiva” face às palavras do Presidente da República, sublinhando as críticas dirigidas por Marcelo Rebelo de Sousa ao estado da oposição partidária. “ A única linha política consistente do PSD em relação ao Presidente da República é ouvir apenas metade do que este diz”, salienta o deputado do PS que acusa o PSD de meter todos os casos no mesmo saco.

“Efetivamente, o Governo tem cometido erros, mas a avaliação desses erros tem sido utilizada por alguma oposição para confundir tudo”, insiste Porfírio Silva que rejeita a tese de uma governação de curto prazo, dando exemplos como o “ máximo histórico no emprego” ou “uma capacidade exportadora ou de investimento como nunca tivemos”. Sobre a possível dissolução do Parlamento, Porfírio Silva apenas reconhece que é “ um dos poderes importantes do Presidente da República” de que nenhum Chefe de Estado “pode ou deve abdicar”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+