Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Inflação

Parlamento aprova isenção de IVA no cabaz de alimentos

06 abr, 2023 - 13:41 • Diogo Camilo e Lusa

Medida entra em vigor a 18 de abril sobre 46 produtos alimentares. Votaram a favor PS, Chega e Iniciativa Liberal, enquanto PSD, PCP, BE, PAN e Livre optaram por se abster.

A+ / A-

A proposta do Governo que isenta de IVA um cabaz de 46 produtos alimentares foi esta quinta-feira aprovada no parlamento com os votos favoráveis do PS, Chega e Iniciativa Liberal.

A medida, cuja entrada em vigor está prevista para 18 de abril, não teve votos contra, tendo o PSD, PCP, BE, PAN e Livre optado por se abster.

As propostas de alteração do PCP, que já tinham sido rejeitadas na especialidade mas que os comunistas avocaram hoje para votação em plenário, foram rejeitadas.

Veja aqui a lista completa de bens que terão aplicado o IVA zero:

Cereais e derivados:

Pão
Batata
Massa
Arroz

Hortícolas:

Cebola
Tomate
Couve-flor
Alface
Brócolos
Cenoura
Courgette
Alho francês
Abóbora
Grelos
Couve portuguesa
Espinafres
Nabo

Frutas:

Maçã
Banana
Laranja
Pera
Melão

Leguminosas:

Feijão vermelho
Feijão frade
Grão-de-bico
Ervilhas
Laticínios:
Leite de vaca
Iogurtes
Queijo

Carne, pescado e ovos:

Carne de porco
Frango
Carne de peru
Carne de vaca
Bacalhau
Sardinha
Pescada
Carapau
Atum em conserva
Dourada
Cavala
Ovos de galinha

Gorduras e óleos:

Azeite
Óleos vegetais
Manteiga

A estes acrescem duas secções: as bebidas e iogurtes de base vegetal, sem leite e laticínios, produzidos à base de frutos secos, cereais ou preparados à base de cereais, frutas, legumes ou produtos hortícolas e Produtos dietéticos destinados à nutrição entérica e produtos sem glúten para doentes celíacos

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+