Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Carta aberta

Alojamento Local. Moedas "escolheu um lado do conflito, em direto para as televisões"

31 mar, 2023 - 20:14 • João Malheiro , Joana Azevedo Viana

Em carta aberta, deputados municipais socialistas lamentam "mais uma oportunidade perdida" pelo autarca de Lisboa, que fez "uma opção por um caminho desfocado do bem comum" ao juntar-se à manifestação do Alojamento Local.

A+ / A-

O Partido Socialista critica o presidente da Câmara de Lisboa por escolher "um lado do conflito, em direto para as televisões", no que toca ao Alojamento Local.

Esta quinta-feira, Carlos Moedas marcou presença em apoio dos protestos de proprietários de ALs em Lisboa.

Em resposta, numa carta aberta esta sexta-feira, deputados socialistas lamentam pelo autarca ter ignorado "tantos outros projetos, protestos e lutas das populações das nossas freguesias".

"Ignorando todos os nossos fregueses, seus munícipes, que se veem asfixiados com rendas exorbitantes. Ignorando todas as pessoas que continuam a receber cartas de despejo ou mesmo a ser despejadas, para a seguir as suas habitações serem convertidas em alojamentos locais ou hotéis", lê-se, na carta.

Os deputados municipais socialistas criticam também "mais uma oportunidade perdida" pelo autarca de Lisboa, que fez "uma opção por um caminho desfocado do bem comum" ao juntar-se à manifestação do Alojamento Local.

Sob sonoros protestos e buzinadelas frente ao Forte de Albarquel, numa manifestação em defesa do Alojamento Local, o Governo apresentou esta quinta-feira em Almada a versão final do programa Mais Habitação.

Entre as medidas incluídas no pacote agora fechado conta-se mais investimento em arrendamento acessível, o reforço de cooperativas de habitação e descidas nos impostos sobre o arrendamento.

Sobre um dos pontos mais contestados nas últimas semanas, António Costa esclareceu que a medida do arrendamento coercivo não se aplica aos territórios de baixa densidade populacional nem às regiões autónomas dos Açores e Madeira, por forma a "garantir a devida tranquilidade" depois do "entusiasmo com que este tema tem sido debatido", que causou "alguma perplexidade ao primeiro-ministro".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+