Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Incêndios. Governo não vai declarar "para já" situação de alerta

07 ago, 2023 - 12:43

Ministro da Administração Interna considera que os meios e o dispositivo de combate aos fogos “está mostrar eficiência” neste momento.

A+ / A-

O ministro da Administração Interna disse esta segunda-feira que “para já” não vai ser declarada a situação de alerta devido aos incêndios rurais, tendo em conta a resposta do dispositivo ao combate e as condições meteorológicas.

“Quer pela resposta do dispositivo, quer pelo número de incêndios, quer pela alteração que parece ser positiva do movimento dos ventos e também porque tem havido, de ontem [domingo] para hoje, uma relativa reposição da humanidade noturna, para já não vai ser determinada a situação de alerta”, afirmou aos jornalistas José Luís Carneiro.

O ministro, que falava após ter sido feito um balanço da operação de segurança da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que terminou no domingo, considerou também que os meios e o dispositivo de combate aos fogos “está mostrar eficiência” neste momento.

“O dispositivo está a conseguir demonstrar capacidade na resposta aos incêndios, apesar de termos tido dois grandes incêndios e de maior dimensão de área ardida”, disse, referindo-se aos fogos em Proença-a-Nova (Castelo Branco) e Ourém (Santarém).

No domingo, a secretária de Estado da Proteção Civil afirmou que Governo estava a ponderar declarar situação de alerta devido ao elevado perigo de incêndios rurais nos próximos dias, em que se prevê um quadro meteorológico “complexo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+