Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SATA Air Açores em greve de 29 a 31 de agosto

16 ago, 2023 - 16:52 • Redação com Lusa

Falta de acordo entre empresa e sindicato sobre a carreira dos oficiais de operações e técnicos de manutenção está na origem da greve.

A+ / A-

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) emitiu um pré-aviso de greve entre 29 e 31 de agosto para os oficiais de operações de voo e técnicos de manutenção das aeronaves da SATA Air Açores. Em causa está a falta de acordo entre a empresa e o sindicato sobre a carreira dos oficiais das operações de voo, anunciou fonte sindical.

Em declarações à Renascença, Paulo Duarte, da direção do Sitava, avança que ainda não há serviços mínimos decretados para a greve.

"Irá haver serviços mínimos, só que ainda não estão decretados. Falta o acórdão de serviços mínimos, houve uma primeira reunião em que não houve acordo entre as partes e agora é o Tribunal Arbitral que vai decidir quais sãos os serviços mínimos", avança Paulo Duarte.

De acordo com o pré-aviso de greve do Sitava, a que a Lusa teve acesso, a estrutura não chegou a acordo com a SATA "relativamente à nova carreira de oficiais de operações de voo, arrastando-se o processo desde julho de 2022".

A estrutura sindical considera que estes trabalhadores "têm vindo a ter um incremento de trabalho significativo nos últimos anos" e "enfrentam diariamente estas adversidades, sendo incansáveis e empenhados nas suas funções".

O Sitava refere que "a falta de recursos humanos está refletida no trabalho suplementar, algum do qual previamente previsto, e penaliza os trabalhadores no seu descanso, vida social e familiar".

"Quando um sindicato emite um pré-aviso de greve, o objetivo é sempre ter algum impacto", refere o dirigente sindical.

"Neste caso, esta é uma questão diretamente relacionada com a empresa, nomeadamente com a área dos recursos humanos. O nosso objetivo não é prejudicar a empresa ou as pessoas, mas estamos zangados e achamos que chegou a altura de a empresa tratar o Sitava com o respeito que merece", assegura Paulo Duarte.

"A carreira técnica de oficiais de operações de voo é crucial para a operação da SATA Air Açores, facto que a empresa teima em não reconhecer", frisa o sindicato no comunicado.

O sindicato afirma que a impossibilidade de acordo atinge as Medidas 23/25 aplicadas aos técnicos de manutenção de aeronaves da SATA Air Açores, sendo que a direção de recursos humanos "optou por fazer negociações sem a presença de todos os sindicatos" sobre esta matéria.

"A direção de recursos humanos recusa-se a equiparar as condições negociadas com outros sindicatos. A empresa insiste na aplicação de forma desigual das atualizações salariais entre categorias profissionais do grupo SATA, havendo categorias que tiveram um incremento substancialmente mais elevado que a inflação e outras substancialmente abaixo", afirma o Sitava.

Os oficiais de operações de voo farão greve de 29 a 31 de agosto 2023, tal com os técnicos manutenção de aeronaves, sendo que estão garantidos serviços mínimos, tais como a "realização dos voos necessários à satisfação de problemas críticos relativos à segurança de pessoas e bens", entre outros.

A SATA Air Açores assegura as ligações interilhas do arquipélago.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+