Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Relatório sobre Riqueza Global

166 mil. Número de milionários em Portugal cresceu em 2022

15 ago, 2023 - 15:01 • Redação

A maioria dos portugueses detêm entre 10 mil e 100 mil dólares, mas 1,9 milhões de portugueses não tem mais do que 10 mil dólares.

A+ / A-

O número de portugueses com mais de um milhão de dólares aumentou em quase 9 mil em 2022. Segundo o relatório anual sobre a riqueza global, do UBS, são mais de 166 mil os milionários em Portugal.

De acordo com o Global Wealth Report 2023, havia mais 8.700 milionários em Portugal no final de 2022 do que no ano anterior. É um crescimento de 31 mil pessoas face a 2020, o ano em que surgiu a pandemia.

108 portugueses tinham, no ano passado, fortunas acima dos 50 milhões de dólares. Num patamar mais elevado, nove portugueses possuíam mais de 500 milhões de dólares, uma quantia equivalente a cerca de 470 milhões de euros.

O relatório, citado pelo jornal Eco, refere que, em 2022, cada português adulto detinha, em termos medianos, uma riqueza superior a 66 mil dólares, quase o dobro do que em 2012, quando não chegava aos 35 mil dólares.

O crescimento do património dos portugueses é sustentado pelos ativos imobiliários. Os analistas da Credit Suisse - adquirido este ano pela UBS para prevenir o colapso da instituição financeira - consideram que estes ativos se mantiveram "resilientes, apesar do rápido aumento das taxas de juro".

Quanto à distribuição da riqueza em Portugal, cerca de 3,5 milhões de pessoas têm património entre os 10 mil e os 100 mil dólares, enquanto quase 2,7 milhões detêm entre 100 mil e 1 milhão de dólares. No entanto, quase 1,9 milhões de portugueses não têm património superior a 10 mil dólares.

A nível mundial, a riqueza privada diminuiu em 2,4%. Os países que registaram maior aumento de fortunas foram a Rússia (apesar da guerra e das sanções), seguida do México, da Índia e do Brasil.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+