Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Guarda costeira grega resgata cerca de uma centena de migrantes

11 ago, 2023 - 20:39 • Lusa

A situação ocorreu perto do local da tragédia de junho que deixou centenas de migrantes mortos ou desaparecidos, depois de a embarcação em que seguiam se ter afundado.

A+ / A-

As autoridades gregas informaram, esta sexta-feira, que foram resgatadas dezenas de migrantes de uma embarcação em dificuldades, que estava a sul da costa da Grécia.

A guarda costeira grega adiantou que cerca de 70 pessoas foram transferidas para um barco patrulha em águas internacionais, a sudoeste da região do Peloponeso, e levadas para o porto de Katakolo.

A situação ocorreu perto do local da tragédia de junho que deixou centenas de migrantes mortos ou desaparecidos, depois de a embarcação em que seguiam se ter afundado. A Grécia foi criticada por ter falhado em salvar os migrantes antes do afundamento.

As águas internacionais a sudoeste da Grécia são uma das rotas mais usada no transporte de pessoas em embarcações sobrelotadas da Turquia para Itália. Esta rota é escolhida para procurar evitar as patrulhas da guarda costeira grega.

Também esta sexta-feira, a guarda costeira grega resgatou outros 22 migrantes nas proximidades da ilha de Rhodes, no Mar Egeu. Só hoje, a guarda costeira grega resgatou, no total, 92 pessoas.

Tem-se assistido a um aumento das chegadas de migrantes à Grécia, provenientes da Turquia, na sua maioria via mar, nas semanas recentes, graças a condições de navegação mais favoráveis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+