Tempo
|
A+ / A-

"É um caminho que tem de ser feito". PS admite "desconforto" com a nova lei da eutanásia

30 mar, 2023 - 15:07 • Tomás Anjinho Chagas , Diogo Camilo

O novo texto da eutanásia vai a votos no plenário do Parlamento esta sexta-feira e dá prioridade a que seja o doente a tomar fármacos. Socialistas admitem "desconforto", Bloco de Esquerda diz que alterações aumentam a probabilidade de fintar o veto do TC.

A+ / A-

O novo texto da eutanásia está a causar algum “desconforto” na bancada parlamentar socialista. Foi essa a indicação dada esta quinta-feira pelo líder parlamentar do PS. As mudanças são forçadas devido ao novo chumbo do Tribunal Constitucional

Em declarações aos jornalistas no Parlamento, Eurico Brilhante Dias indica que o novo texto, que apenas permite o acesso à morte medicamente assistida se for fisicamente impossível ao doente auto-administrar fármacos, não é aquele com que os socialistas se sentem mais confortáveis.

“Muitos de nós não se sentem absolutamente confortáveis com essa solução, preferiam a solução que tínhamos no diploma original, mas também percebemos que para termos uma lei que chegue às pessoas e lhes acuda temos que olhar para o conjunto do acórdão, incluindo declarações de voto. Foi isso que fizemos”, afirmou.

O líder da bancada parlamentar do PS indicou ainda que a mudança na primazia entre morte medicamente assistida e suicídio assistido foi antecipada para “responder ao que podia ser assinalado como uma eventual inconstitucionalidade”.

BE assume que novo texto tem mais probabilidade de fintar o veto

Também o Bloco de Esquerda assume que esta não é a melhor versão daquilo que defendem para a eutanásia, mas o líder da bancada parlamentar bloquista, Pedro Filipe Soares, considera que assim a probabilidade de fintar o veto constitucional aumenta.

“Não apresentamos esta proposta com reticências. Fazemo-la sabendo que, a ser aprovada, é um avanço nos direitos do nosso país. Para o fazer, temos de aprender com todos os passos ao longo deste percurso”, afirmou.

PSD insiste no referendo e critica atrasos

Já o PSD, que dá liberdade de voto aos deputados na votação da lei da eutanásia que vai decorrer amanhã no Parlamento, lamenta que a lei da eutanásia só tenha sido entregue ontem aos deputado se insiste que deve haver um referendo sobre este tema.

Após reunião da bancada parlamentar social-democrata, o líder Joaquim Miranda Sarmento criticou a forma como os partidos a favor da morte medicamente assistida se atrasaram a finalizar a nova lei.

"Só foi distribuída ontem ao final da tarde", desfere Miranda Sarmento, que lembra que a lei já foi vetada pelo Tribunal Constitucional, e que por isso merecia mais tempo para ser analisada pelos deputados.

O líder parlamentar do PSD indicou ainda que, à semelhança do que tem acontecido nas últimas vezes que a lei é votada, os deputados laranjas voltam a ter liberdade de voto neste tema, classificada como "matéria de consciência" pela direção social-democrata.

Mas, como já tinha definido a direção de Montenegro, o PSD preferiria que o tema da morte medicamente assistida fosse referendada, como aconteceu com um tema também sensível como a legalização do aborto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+