Tempo
|
A+ / A-

Visto de fora

Um ano de guerra traduz derrota de Putin

24 fev, 2023 - 12:17 • Sérgio Costa

O aniversário da invasão da Ucrânia, de onde é afinal possível extrair sinais positivos para o projeto europeu, é o tema central do programa. Nova “Guerra Fria” é, contudo, uma das expressões a ter em conta.

A+ / A-
Um ano de guerra traduz derrota de Putin

O que significa um ano de guerra na Ucrânia? É a questão que lança o debate para mais uma edição do "Visto de Fora".

Begoña Iñiguez e Olivier Bonamici concordam que o arrastar do conflito traduz uma derrota do Kremlin porque expõe as dificuldades das tropas fiéis a Moscovo. Os dois analistas identificam um lado positivo do conflito que passa pelo reforço da União Europeia e da solidariedade entre estados-membros.

Em destaque, ainda, a análise ao discurso de Vladimir Putin que os dois jornalistas consideram “irrealista” e um alerta para a eventual necessidade de reforçar os orçamentos europeus de defesa perante um novo quadro de “Guerra Fria” e de tentativa de estabelecer uma nova ordem mundial.

A divulgação avulsa de medidas do plano habitação e a forma como os portugueses reagem ao plano é um dos assuntos nacionais em análise, a par das sondagens que apontam para uma maioria de direita nas intenções de voto

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria José Araújo Go
    25 fev, 2023 Guimarães 14:24
    30 minutos bem passados a refletir sobre coisas sérias e animação ( lanche da tarde Lol) Obrigada

Destaques V+